Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30118
Título: Ensino da educação física a partir de uma análise da socialização do corpo
Título(s) alternativo(s): Teaching physical education from an analysis of the socialization of the body
Autor(es): Gonçalves, Maira Stefani
Orientador(es): Guerrini, Daniel
Palavras-chave: Educação física - Estudo e ensino
Corpo humano - Aspectos sociais
Habitus (Sociologia)
Physical education and training - Study and teaching
Human body - Social aspects
Habitus (Sociology)
Data do documento: 5-Ago-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: GONÇALVES, Maira Stefani. Ensino da educação física a partir de uma análise da socialização do corpo. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: A Educação Física enfrenta inúmeros desafios tanto no processo de formação de novos profissionais como na atuação desses profissionais na Educação Básica. Esta pesquisa parte do pressuposto de que é preciso ir além das aulas que colocam crianças para praticar diferentes esportes, movimentando seus corpos para “gastar energia” em um ambiente (escolar) que, no mais, apenas os condiciona a manterem-se sentados assimilando o que é ensinado nas mais variadas disciplinas. As aulas de Educação Física oferecem inúmeras possibilidades para enriquecer a experiência dos estudantes, permitindo o acesso a um vasto universo cultural, esse universo compreende saberes corporais, experiências estéticas, emotivas, lúdicas e agonistas, fazendo com que estudantes compreendam sua corporeidade, sua inserção no mundo e a socialização de seus corpos em cada contexto. É nesse espírito que se buscou responder, acompanhando 3 turmas do 3º ano da Educação Básica em suas aulas de Educação Física, como que diferentes processos de socialização do corpo influenciam na aprendizagem da Educação Física escolar? A pesquisa empírica foi realizada em duas etapas: 1) primeiro, questionários entregues aos pais dos alunos com perguntas sobre o contato destes com o esporte no ambiente doméstico e de suas famílias; 2) segundo, com as respostas em mãos, acompanharam-se as aulas destes alunos com o recurso de um diário de campo. As observações então foram cruzadas com as respostas ao questionário acerca do histórico familiar, com o que se pode compreender e interpretar as facilidades e dificuldades nas práticas corporais da Educação Física dos diferentes estudantes. O objetivo foi entender como o habitus de diferentes estudantes influencia no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Educação Física. Os elementos identificados como relevantes foram: contato com esporte no ambiente doméstico, gênero, escolaridade dos pais, brincar na rua e ter algum membro da família praticando esportes. Com isso, observaram-se variações no modo de se relacionar dos alunos, sua capacidade física, motivação e seus comportamentos motores.
Abstract: Physical Education faces challenges both in the process of training new professionals and in professional training in Basic Education. This research, in addition to moving their bodies when they have to go, learns to keep children to practice different ones to “expend energy” which, however, only condition the sports to sit assimilating the environment. that is interposed in the most interposed disciplines How comprehensive physical education classes can enrich the students' experience, allowing access to a vast and motivating cultural universe, aesthetic, playful and agonistic universes, making students and agonists understand their corporeity, their location non-world and the socialization of their bodies in each context. It is in this that we sought to answer, following 3rd 3 Basic Education classes in their Physical Education classes, how are different processes of socialization of the school body in the learning of school Physical Education? 1) the first survey, with questions purchased from the students' parents, was carried out on contact with sport in the home environment and in their families; 2) second, with the answers in hand, the classes of these students were monitored using a field diary. As the observations then were with the responses to the family history, with which one can understand and interpret the ease and difficulties in historical practices such as Physical Education of Different Differentials. The objective was to understand how the habits of different students influence the teaching and learning process in Physical Education classes. The elements identified as relevant were: contact with sports in the home environment, gender, parental education, playing in the street and having a sports family member. Thus, variations were observed in the way of relating students, their physical capacity, motivation and their behaviors.
Descrição: Acompanha: Quem é você na educação física?
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30118
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaofisicasocializacaocorpo.pdf1,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
educacaofisicasocializacaocorpo_produto.pdf953,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons