Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29760
Título: | Estudo de funções e o pensamento funcional: desenvolvimento e análise de um produto educacional |
Título(s) alternativo(s): | Study of functions and the functional thinking: development and analisys of an educational product |
Autor(es): | Oliveira Junior, João Paulo Correa de |
Orientador(es): | Borssoi, Adriana Helena |
Palavras-chave: | Funções (Matemática) Pré-cálculo Teoria fundamentada em dados Matemática - Estudo e ensino Functions Precalculus Grounded theory Mathematics - Study and teaching |
Data do documento: | 10-Jun-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | OLIVEIRA JUNIOR, João Paulo Correa de. Estudo de funções e o pensamento funcional: desenvolvimento e análise de um produto educacional. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. |
Resumo: | De acordo com movimentações internas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e com pesquisas que vêm sendo feitas na área de Educação Matemática que apontam lacunas significativas de conhecimentos matemáticos básicos dos estudantes e a compreensão superficial do conceito de função como um dos fatores para os altos índices de reprovação e evasão na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I, consideramos pertinente direcionar nosso olhar para o desenvolvimento de um Produto Educacional que foque no estudo das funções e que se apresente relevante para apoiar estudantes recém ingressos na universidade. Sendo assim, apresentamos nesta dissertação a concepção e desenvolvimento de um material on-line estabelecido na plataforma Google Sala de Aula. A aplicação deste material foi feita em turma de Pré-Cálculo da UTFPR-Londrina, e a partir dos dados coletados, que se dão a partir das respostas as tarefas deste material, direcionamos nossa investigação a analisar quais tipos de Pensamento Funcional puderam ser evidenciados a partir da aplicação das tarefas. Para a análise, utilizamos como metodologia a Teoria Fundamentada em Dados e percebemos que cada tarefa apresenta um potencial diferente em permitir a expressão de diferentes tipos de Pensamento Funcional. Especificamente, as tarefas relativas ao Módulo 1 permitiram evidenciar a expressão do Pensamento Recursivo, Pensamento Covariacional e Pensamento por Correspondência. As tarefas do Módulo 2 permitiram a expressão do Pensamento por Correspondência. Já as tarefas do Módulo 3 permitiram a expressão do Pensamento Covariacional e do Pensamento por Correspondência. Por fim, apresentamos as considerações que indicam quais as dificuldades e desafios enfrentados nesta pesquisa, como o processo de criação de vídeos, o uso da Teoria Fundamentada em Dados e também as consequências que nos foram impostas pela pandemia. |
Abstract: | In accordance with the internal movements of the Federal Technological University of Paraná and with reasearches that has been doing in the area of Mathematical Education which point out significant gaps in student’s basic mathematical knowledge and in the superficial understanding of the concept of function as one of the factors for the high indexes of disapproval and evasion rates in Diferential and Integral Calculus, we considered pertinent to direct our gaze to the development of na Educational Product that focus on the study of functions that is relevant for students who have recently entered in the university. Therefore, is presented in this dissertation the creation and development of an online material stablished in Google Classroom. The aplication of this material was made in a Pre-Calculus class of the UTFPR-Londrina and from the data collected, that are the answers to the tasks of this material, we directed our investigation to analise which types of Functional Thinking could be evidenced from the application of the tasks. To the analysis we used the methodology of the Grounded Theory and we perceveid that each task presents a diferent potential in allowing the expression of diferents types of the Functional Thinking. Specifically, the tasks related to the first module allowed the expression of the Recursive Thinking, Covariational Thinking and the Correspondence Thinking. The tasks for the second module allowed the expression of the correspondence thinking. Already the tasks for the third module allowed the expression of the Covariational Thinking and the Correspondence Thinking. Finally, we presented our considerations that indicates the difficulties and challeges faced on this research, as the video creation process, the use of the Grounded Theory and also the consequencies that were imposed on us by the pandemic. |
Descrição: | Acompanha: Explorando conceitos básicos de função |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29760 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
pensamentofuncionalprodutoeducacional.pdf | 5,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
pensamentofuncionalprodutoeducacional_produto.pdf | 1,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons