Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29284
Título: Análise de um guia didático virtual de metodologias ativas e recursos digitais: contribuições na formação docente
Título(s) alternativo(s): Analysis of a virtual teaching guide of active methodologies and digital resources: contributions to teacher education
Autor(es): Poli, Celita Trevizoli
Orientador(es): Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
Palavras-chave: Professores - Formação
Aprendizagem ativa
Internet na educação
Material didático
Teachers, Training of
Active learning
Internet in education
Data do documento: 30-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: POLI, Celita Trevizoli. Análise de um guia didático virtual de metodologias ativas e recursos digitais: contribuições na formação docente. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: O profissional docente precisa estar em constante formação devido às novas metodologias de ensino e aprendizagem e aos avanços e recursos tecnológicos que se apresentam constantemente na profissão. Além disso, é necessário que a formação docente aconteça de forma teórico e prática, para que o professor possa aprender formas didáticas de ensino e usar de metodologias que aliem aos recursos tecnológicos como ferramentas pedagógicas. Diante do exposto, essa pesquisa teve o objetivo geral de investigar as contribuições que um Guia Didático: "Aprenda passo-a-passo como elaborar uma aula invertida utilizando uma WebQuest" pode proporcionar no processo de formação inicial e continuada de professores do Ensino Médio na elaboração do seu plano de aula. Na abordagem qualitativa, de natureza básica, descritiva, a pesquisa se caracterizou como de campo. Os participantes da pesquisa foram 6 acadêmicos de um curso de licenciatura em Química de uma Universidade Federal Tecnológica do Paraná, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), uma professora da Educação Básica e 27 alunos do Ensino Médio. Para a coleta de dados, foi elaborado o Guia Didático e a sua validação ocorreu por meio de um minicurso online via Google Classroom. A WebQuest, produto educacional do minicurso, foi aplicada pela professora supervisora e Pibidianos aos alunos de uma Escola da Rede Estadual de Ensino no estado do Paraná. A percepção deles em relação à aprendizagem dos alunos do Ensino Médio diante da proposta da WebQuest também foi analisada. Diante dos resultados, foi possível concluir quais foram as contribuições que o Guia Didático apresentou no processo de formação inicial e continuada de professores e, ainda, se esse material é de fácil acesso e entendimento para formação inicial, continuada e autoformação do professor. A WebQuest associada à aula invertida permitiu avaliar a colaboração que esse material proporcionou na aprendizagem dos educandos. Quando avaliada como instrumento de ensino e aprendizagem, apresentou o interesse dos alunos e a participação deles no processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: The teaching professional needs constant training due to new teaching and learning methodologies and the technological advances and resources that are constantly presented in the profession. In addition, it is necessary that teacher training takes place in a theoretical and practical way, so that the teacher can learn didactic ways of teaching and use of methodologies that combine technological resources as pedagogical tools. In view of the above, this research had the general objective of investigation the contributions that a Didactic Guide: "Learn step-by-step how to prepare an inverted class using a WebQuest" can provide in the process of initial and continuing education of high school teachers in designing your lesson plan. In the qualitative approach, of a basic, descriptive nature, the research was characterized as field research. The research participants were 6 academics from a degree course in Chemistry ata a Federal Technological University of Paraná, members of the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID), a teacher of Basic Education and 27 high school students. For data collection, the Didactic Guide was prepared and its validation took place through an online mini-course via Google Classroom. The WebQuest educational product of the mini-course, was applied by the supervising teacher and Pibidianos to the students of a School of the State Education Network in the state of Paraná. Their perception in relation to the learning of high school students in view of the WebQuest proposal was also analyzed. In view of the results, it was possible to conclude which were the contributions tha the Didactic Guide presented in the process of initial and continuing teacher training and, also, if this material is easy to access and understand for initial, continuing and teacher self-training. The WebQuest associated with the flipped class allowed us to evaluate the collaboration that this material provide in the students’ learning. When evaluated as a teaching and learning instrument, it showed the students’ interest and their participation in the teaching learning process.
Descrição: Acompanha: Guia didático: aprenda passo-a-passo como elaborar uma aula invertida utilizando um WebQuest
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29284
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
guiadidaticometodologias.pdf4,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
guiadidaticometodologias_produto.pdf12,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons