Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28293
Título: Análise de texto humorístico à luz interacionismo sociodiscursivo: o humor a partir do contexto de produção e das vozes
Título(s) alternativo(s): Humorous text analysis in the light of sociodiscursive interactionism: humor from the context of production and the voices
Autor(es): Vieira, Patrícia Cácia
Orientador(es): Oliveira, Siderlene Muniz
Palavras-chave: Contos humorísticos
Humor na literatura
Interacionismo simbólico
Ironia na literatura
Mídia digital
Humorous stories
Humor in literature
Symbolic interactionism
Irony in literature
Digital media
Data do documento: 30-Mar-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: VIEIRA, Patrícia Cácia. Análise de texto humorístico à luz interacionismo sociodiscursivo: o humor a partir do contexto de produção e das vozes. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
Resumo: Em um mundo cada vez mais tecnológico no qual a comunicação dá-se por meio de um clique, percebe-se a importância de abordarem-se gêneros que circulam na esfera midiática, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC–BRASIL, 2018). Este documento orienta que o estudo do gênero de texto siga uma perspectiva enunciativo-discursiva, tratando o ensino de maneira contextualizada e utilizando-se das diversas mídias como ferramentas educacionais. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral realizar um estudo sobre alguns fenômenos linguístico-discursivos em um texto humorístico retirado de um blog da esfera midiática digital. Partimos da problemática de que, muitas vezes, os alunos têm dificuldades para compreender o humor em textos como o que analisamos. Inclusive, por esse motivo, podem ser compartilhados, por meio das mídias sociais, com outros propósitos, sem a identificação do efeito de humor. Para o desenvolvimento desta pesquisa, buscamos embasamento teórico-metodológico no interacionismo sociodiscursivo, principalmente em Bronckart (1999), Schneuwly e Dolz (2011), entre outros, como, por exemplo, para conceituar a ironia, buscamos concepções em Brait (2008); em relação ao humor, apoiamo-nos em Possenti (2010); para tratar da ideologia, buscamos conceitos principalmente em Chauí (2008) e Volochínov (2017); sobre vozes, apoiamo-nos em Maingueneau (1997, 2004), dentre outros. Como procedimentos metodológicos, primeiramente, fizemos uma pré-seleção de textos do blog The Piauí Herald, que compreende o período de março de 2020 a junho de 2021, sendo selecionado um texto produzido em um contexto de uma pandemia chamada Covid-19, tendo esta temática. Delimitamos como objetivos específicos caracterizar o contexto de produção do texto, descrever o seu plano geral, discorrendo sobre como o conteúdo é organizado e, principalmente, buscando identificar e interpretar as vozes encontradas no texto humorístico. Os resultados mostram que, para compreender-se os efeitos de humor do texto analisado, é essencial entender o contexto sócio-histórico em que ele foi produzido, sendo necessário um estudo minucioso. Verificamos que o texto humorístico traz à tona questões polêmicas referentes às práticas sociais de maneira irônica e bem-humorada por meio de sua organização textual e dos elementos verbais e não verbais que o compõe. Constatamos que, mediante a identificação e a interpretação das vozes, são reveladas ideologias e críticas acerca de temas que fazem parte das relações sociais, que podem levar o sujeito/leitor a refletir sobre as diversas situações do cotidiano. Espera-se que esta pesquisa contribua com outros estudos semelhantes e com o trabalho do professor de Língua Portuguesa, que poderá utilizá-la como ferramenta para o ensino de leitura e para a elaboração de material didático, seja a partir do texto aqui analisado ou de outros gêneros textuais que circulam nas mídias digitais.
Abstract: In an increasingly technological world in which communication takes place through a click, it is perceived the importance of approaching genres that circulate in the media sphere, following the guidelines of the National Common Curriculum Base (BNCC, BRAZIL, 2018). This document guides the study of the textual genre to follow an enunciative-discursive perspective, treating teaching work in a contextualized way and using the various media as educational tools. In this sense, this research has as its general objective to conduct a study on some linguistic-discursive phenomena in a humorous text taken from a blog of the digital media sphere. We started from the problem that students often have difficulties in understanding humor in texts such as the one we analyzed. Including, for this reason, they can be shared, through social media, for other purposes, without identifying the effect of humor. For the development of this research, we sought theoretical and methodological basis in sociodiscursive interactionism, especially in Bronckart (1999), Schneuwly and Dolz (2011), among others, such as to conceptualize irony, from which we sought conceptions in Brait (2008), among others; in relation to humor, we relied on Possenti (2010), among others; to deal with ideology, we sought concepts mainly in Chauí (2008) and Volochínov (2017); on voices, we relied, among other authors, on Maingueneau (1997, 2004). As methodological procedures, we first made a pre-selection of texts from the blog The Piauí Herald, which comprises the period from March 2020 to June 2021, being selected a text produced in a context of a pandemic called Covid-19, having this theme. We delimited as specific objectives to characterize the context of text production, describe its general plan, discussing how the content is organized and, mainly, seeking to identify and interpret the voices found in the humorous text. The results show that, in order to understand the effects of humor in the analyzed text, it is essential to understand the socio-historical context in which it was produced, requiring a detailed study. We verified that the humorous text brings up controversial issues related to social practices in an ironic and humorous way through its textual organization and the verbal and non-verbal elements that compose it. We found that, through the identification and interpretation of voices, ideologies and criticisms are revealed about themes that are part of social relations, which can lead the subject/reader to reflect on the different situations of everyday life. It is expected that this research will contribute to other similar studies and to the work of the Portuguese language teacher, who will be able to use it as a tool for teaching reading and for the elaboration of didactic material, either from the text analyzed here or from other textual genres that circulate in digital media.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28293
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
isdhumorcontextovozes.pdf1,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons