Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26854
Título: Educação especial: uma discussão a respeito do aluno com altas habilidades e superdotação no contexto do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Special education: a discussion about students with high skills and giftedness in the context of elementary school
Autor(es): Conceição, Graziele de Souza
Orientador(es): Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Palavras-chave: Educação especial
Níveis de inteligência
Inclusão escolar
Special education
Intelligence levels
Mainstreaming in education
Data do documento: 6-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CONCEIÇÃO, Graziele de Souza. Educação especial: uma discussão a respeito do aluno com altas habilidades e superdotação no contexto do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: O presente trabalho visa a apresentar algumas discussões a respeito do aluno da Educação Especial, que possui características de aprendizado considerados acima da média, como as de altas habilidades e superdotação. Nesse sentido, o trabalho em questão, irá ressaltar de forma geral, os aspectos históricos e legais, voltados para a educação do aluno com altas habilidades, e superdotação nas últimas décadas, pontuando os indicativos relevantes de serem conhecidos pelo professor do ensino regular, no sentindo de identificar esses alunos, destacando o papel da escola como um ambiente inclusivo, no processo de ensino e aprendizagem dos mesmos. Dessa forma, para um melhor entendimento a respeito do assunto, esse estudo adota uma metodologia bibliográfica, por meio de livros, artigos científicos, teses, periódicos, dissertações e monografias, que por sua vez, abordam as informações relacionadas ao aprendizado do aluno com altas habilidades e superdotação, na educação especial.
Abstract: The present work aims to present some discussions about the Special Education student, who has learning characteristics considered above average, such as those with high skills and giftedness. In this sense, the work in question will highlight, in general, the historical and legal aspects, focused on the education of students with high skills, and giftedness in the last decades, punctuating the relevant indications of being known by the teacher of regular education, in the feeling of identifying these students, highlighting the role of the school as an inclusive environment, in their teaching and learning process. Thus, for a better understanding of the subject, this study adopts a bibliographic methodology, through books, scientific articles, theses, journals, dissertations and monographs, which in turn, address information related to student learning with high skills and giftedness in special education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26854
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alunosuperdotacaoensinofundamental.pdf411,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.