Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26785
Título: As relações de gênero na escola: formação de professores e ensino e aprendizagem frente à diversidade
Título(s) alternativo(s): Gender relations at school: teacher training and teaching and learning in the face of diversity
Autor(es): Oliveira, Jéssica Natali de
Orientador(es): Lima, Ivone Teresinha Carletto
Palavras-chave: Professores – Formação
Identidade de gênero na educação
Ensino – Legislação
Teachers, Training of
Gender identity in education
Educational law and legislation
Data do documento: 2-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: OLIVEIRA, Jéssica Natali de. As relações de gênero na escola: formação de professores e ensino e aprendizagem frente à diversidade. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Esse trabalho, de caráter bibliográfico e exploratório, teve como objetivo discutir as relações de gênero, bem como a formação de professores frente a essa diversidade que está cada vez mais presente nas instituições escolares. Dessa forma, o conceito gênero foi construído historicamente com o advento dos movimentos feministas e suas reivindicações. Partindo desses pressupostos, a identidade de gênero é construída pelas experiências vividas social e culturalmente pelo indivíduo, diferentemente da condição instituída biologicamente como homem ou mulher. A instituição escolar deve estar preparada a receber essa diversidade de gêneros, ao passo que o direito à Educação é respaldado por lei e é (ou deveria ser) acessível a todos. Contudo, a base legal, por meio de políticas públicas e educacionais que norteiam o direito ao acesso à Educação ainda estão permeadas de limitações ao nos depararmos com a realidade escolar, começando pela falta de preparo para receber as diferentes identidades de gênero. Neste trabalho é apresentado o histórico de gênero, como categoria de análise, para melhor compreensão da temática; cita os documentos norteadores da Educação, que foram utilizados para a análise documental e discorre sobre a importância de uma formação de professores que os preparem para lidar com a diversidade de gênero. Com isso, detectou-se a necessidade da produção dessa pesquisa, para que a coleta de dados e as leituras referentes ao tema possibilitem meios para sanar a problemática discorrida no trabalho, que é o despreparo das escolas e docentes em relação à questão.
Abstract: This work, of bibliographic and exploratory character, aims to discuss how gender relations, as well as the formation of teachers facing this diversity that is increasingly present in school institutions. Thus, the concept of gender was historically made with the advent of feminist movements and their needs. Based on these assumptions, gender identity is made by the experiences lived socially and culturally by the individual, differently from the condition biologically instituted as a man or a woman. school institution must be prepared to receive this diversity of genders, while the right to Education is supported by law and (or should be) accessible to all. However, the legal law, through public and educational policies that guide the right to access to Education, is still permeated with limitations when faced with the school reality, starting with the lack of preparation to receive as different gender identities. In this work, the history of gender is presented as a category of analysis, for a better understanding of the theme; mentions the guiding documents of Education, which were used for a documentary analysis and discusses the importance of training teachers to prepare them to deal with gender diversity. With that, we detected the need for the production of this research, so that the data collection and the readings related to the theme enable means to solve the problem discussed at work, which is the unpreparedness of schools and teachers in relation to the issue.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26785
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
generoescolaensinodiversidade.pdf311,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.