Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26781
Título: O uso de tecnologia nas escolas na educação básica
Título(s) alternativo(s): The use of technologies in schools
Autor(es): Felix, Jaqueline Pivetta
Orientador(es): Bortoloto, Claudimara Cassoli
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Estratégias de aprendizagem
Aprendizagem
Educational technology
Learning strategies
Learning
Data do documento: 25-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: FELIX, Jaqueline Pivetta. O uso de tecnologia nas escolas na educação básica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: A tecnologia faz parte da vida cotidiana e por isso adentrou o ambiente escolar. O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral explorar as contribuições do uso das tecnologias nas escolas para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, para elaboração de novas práticas educativas e readequação das já existentes de acordo com as necessidades encontradas, visando colaborar com o trabalho dos professores. A natureza da pesquisa realizada é aplicada. Quanto à forma de abordagem, a pesquisa é Abordagem de métodos mistos, pois se utilizam tanto de dados qualitativos como de dados quantitativos. Em relação aos objetivos, a pesquisa é exploratória. Quanto aos procedimentos adotados na coleta de dados foi utilizada a pesquisa bibliográfica e a pesquisa com survey. Na pesquisa com survey, os questionários foram feitos e distribuídos pela ferramenta Google Docs com 13 perguntas sobre o uso de tecnologias na escola para profissionais da Educação Básica. A maioria das questões do questionário eram fechadas com respostas dicotômicas. A análise dos dados será feita de acordo com a escala tipo Thurstone. Ao fim da pesquisa, conclui­-se que apesar da grande importância do uso da tecnologia para o processo de ensino e aprendizagem, a tecnologia nem sempre é utilizada, seja por falta de equipamentos, formação ou conhecimento da existência.
Abstract: Technology is part of everyday life and has therefore entered the school environment. The present work of completion of the course has as general objective to explore the contributions of the use of technologies in schools for the development and learning of children, for the elaboration of new educational practices and readjustment of the existing ones according to the needs found, aiming to collaborate with the teachers' work. The nature of the research carried out is applied. As for the approach, the research is a Mixed methods approach, as both qualitative and quantitative data are used. Regarding the objectives, the research is exploratory. As for the procedures adopted for data collection, bibliographic research and survey research were used. In the survey survey, the questionnaires were made and distributed by the tool Google Docs with 13 questions about the use of technologies in school for professionals of Basic Education. Most questions in the questionnaire were closed with dichotomous answers. Data analysis will be done according to the Thurstone scale. At the end of the research, it is concluded that despite the great importance of the use of technology for the teaching and learning process, technology is not always used, whether due to lack of equipment, training or knowledge of existence.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26781
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnologiaescolaseducacaobasica.pdf282,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.