Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26769
Título: A formação do professor não licenciado e a enculturação científica de seu estudante
Título(s) alternativo(s): The training of the non-licensed teacher and the scientific enculturation of his student
Autor(es): Fioratti, Netúlio Alarcon
Orientador(es): Sandmann, André
Palavras-chave: Professores - Avaliação
Professores - Certificados e licenças
Ensino profissional
Teachers - Rating of
Teachers - Certification
Professional education
Data do documento: 26-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: FIORATTI, Netúlio Alarcon. A formação do professor não licenciado e a enculturação científica de seu estudante. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Este trabalho teve como temática a formação do professor não licenciado que atua na educação profissional e a formação da cultura científica de seu estudante. Inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica sobre educação científica, após, foi feita uma revisão para esclarecer quem é o referido profissional. Posteriormente, através de uma Revisão Bibliográfica Sistemática, apresentou-se como se dá a formação docente do professor não licenciado e o que esta formação induz no processo educativo do estudante atendido como formação para a ciência. Concluiu-se que a formação pedagógica do professor não licenciado costumeiramente é aligeirada em virtude da legislação que trata do assunto ser muito flexível e historicamente não ter sido foco de muitos estudos e pesquisas. Como conclusão ao problema central deste trabalho, percebeu-se que esta formação pouco ou nada trata de métodos e técnicas para a enculturação científica do estudante atendido pelo professor não licenciado.
Abstract: This work had as its theme the training of the non-licensed teacher who works in professional education and the formation of the scientific culture of his student. Initially, a bibliographic review on science education was carried out, later a revision was made to clarify who the referred professional is. Subsequently, through a Systematic Bibliographic Review, it was presented hos the teacher training of the non-licensed teacher takes place and what this training induces in the educational process of the student attended as training for science. It is concluded that the pedagogical training of the non-licensed teacher is usually lightened because the legislation that deals with the subject is very flexible and historically has not been focus of many studies and research. As a conclusion to the central problem of this work, it was noticed that this training deals with little or nothing wit methods and techniques for the scientific enculturation of the student attended by the non-licensed teacher.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26769
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
formacaoprofessoresnaolicenciados.pdf439,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.