Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26769
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFioratti, Netúlio Alarcon-
dc.date.accessioned2021-12-18T19:37:26Z-
dc.date.available2021-12-18T19:37:26Z-
dc.date.issued2020-09-26-
dc.identifier.citationFIORATTI, Netúlio Alarcon. A formação do professor não licenciado e a enculturação científica de seu estudante. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26769-
dc.description.abstractThis work had as its theme the training of the non-licensed teacher who works in professional education and the formation of the scientific culture of his student. Initially, a bibliographic review on science education was carried out, later a revision was made to clarify who the referred professional is. Subsequently, through a Systematic Bibliographic Review, it was presented hos the teacher training of the non-licensed teacher takes place and what this training induces in the educational process of the student attended as training for science. It is concluded that the pedagogical training of the non-licensed teacher is usually lightened because the legislation that deals with the subject is very flexible and historically has not been focus of many studies and research. As a conclusion to the central problem of this work, it was noticed that this training deals with little or nothing wit methods and techniques for the scientific enculturation of the student attended by the non-licensed teacher.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProfessores - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Certificados e licençaspt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectTeachers - Rating ofpt_BR
dc.subjectTeachers - Certificationpt_BR
dc.subjectProfessional educationpt_BR
dc.titleA formação do professor não licenciado e a enculturação científica de seu estudantept_BR
dc.title.alternativeThe training of the non-licensed teacher and the scientific enculturation of his studentpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática a formação do professor não licenciado que atua na educação profissional e a formação da cultura científica de seu estudante. Inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica sobre educação científica, após, foi feita uma revisão para esclarecer quem é o referido profissional. Posteriormente, através de uma Revisão Bibliográfica Sistemática, apresentou-se como se dá a formação docente do professor não licenciado e o que esta formação induz no processo educativo do estudante atendido como formação para a ciência. Concluiu-se que a formação pedagógica do professor não licenciado costumeiramente é aligeirada em virtude da legislação que trata do assunto ser muito flexível e historicamente não ter sido foco de muitos estudos e pesquisas. Como conclusão ao problema central deste trabalho, percebeu-se que esta formação pouco ou nada trata de métodos e técnicas para a enculturação científica do estudante atendido pelo professor não licenciado.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Sandmann, André-
dc.contributor.referee1Sandmann, André-
dc.contributor.referee2Sehn, Elizandra-
dc.contributor.referee3Hlenka, Vanessa-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
formacaoprofessoresnaolicenciados.pdf439,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.