Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25870
Título: Percepção de alunos de 2º e 3º anos da Escola Professor Moacyr Campos sobre o descarte consciente de resíduo de óleo de cozinha
Título(s) alternativo(s): Perception of 2nd and 3rd year students at Professor Moacyr Campos School on the conscious disposal of cooking oil residues
Autor(es): Marchi, Jelians Mota
Orientador(es): Sobjak, Ricardo
Palavras-chave: Educação ambiental
Conscientização
Solos - Poluição por óleo
Environmental education
Awareness
Oil polluition of soils
Data do documento: 12-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MARCHI, Jelians Mota. Percepção de alunos de 2º e 3º anos da Escola Professor Moacyr Campos sobre o descarte consciente de resíduo de óleo de cozinha. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Este trabalho teve como temática central a discussão sobre a contribuição da disciplina de Química para a promoção do descarte consciente dos resíduos de óleo de cozinha pela população. Os principais aspecto a serem considerados para o descarte ambientalmente adequado dos resíduos de óleo vegetal gerados pela população foram ressaltados, minimizando assim os impactos gerados ao meio ambiente: poluição do solo, cursos d’água e obstrução da rede pública de esgoto. Como premissa adotou­-se que por meio da educação formal é possível despertar a consciência das pessoas sobre a relevância deste assunto. Este estudo foi realizado utilizando-­se pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários aos alunos do ensino médio da Escola Professor Moacyr Campos para buscar dados empíricos sobre o nível de conhecimento do público alvo sobre o tema. A partir da análise das respostas do questionário encaminhado aos alunos foram selecionados e aplicados métodos de didáticas de ensino: recursos áudio visuais (vídeos), aulas remotas utilizando a plataforma Centro Mídia São Paulo, interações pela rede social (WhatsApp) e pesquisas bibliográficas. Um novo questionário foi aplicado para verificar o efeito obtido após a aplicação didáticas citadas. Os resultados obtidos demonstram um aumento do nível de conscientização do público alvo para o descarte de óleo de cozinha residual gerado em seu núcleo familiar.
Abstract: This work had as main theme the discussion about the contribution of the discipline of Chemistry to the promotion of the conscious disposal of cooking oil residues by the population. The main aspects to be considered for the environmentally appropriate disposal of vegetable oil residues generated by the population were highlighted, thus minimizing the impacts generated on the environment: soil pollution, water courses and obstruction of the public sewage system. As a premise, it was adopted that through formal education it is possible to raise people's awareness of the relevance of this subject. This study was carried out using bibliographic research and application of questionnaires to high school students at Escola Professor Moacyr Campos to seek empirical data on the level of knowledge of the target audience on the topic. From the analysis of the responses to the questionnaire sent to the students, teaching didactic methods were selected and applied: audiovisual resources (videos), remote classes using the Centro Mídia São Paulo platform, social network interactions (WhatsApp) and bibliographic research. A new questionnaire was applied to verify the effect obtained after the application of the mentioned didactics. The results obtained demonstrate an increase in the level of awareness of the target audience for the disposal of residual cooking oil generated in their family nucleus.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25870
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
descarteconscienteresiduooleo.pdf796,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.