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Título: O jogo como instrumento motivador da aprendizagem em ciências
Título(s) alternativo(s): Game as a motivating tool for science learning
Autor(es): Montan, Jaqueline Moreira
Orientador(es): Bocardi, Juliane Maria Bergamin
Palavras-chave: Escolas - Exercícios e jogos
Ciência - Estudo e ensino
Atividades criativas na sala de aula
Schools - Exercises and recreations
Science - Study and teaching
Creative activities and seat work
Data do documento: 19-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MONTAN, Jaqueline Moreira. O jogo como instrumento motivador da aprendizagem em ciências. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: As atividades lúdicas proporcionam ao estudante um ambiente dinâmico e atrativo, o que torna a aprendizagem mais estimulante e de grandes benefícios para o aluno. Este trabalho teve como temática o desenvolvimento de um jogo didático tipo bingo sobre conteúdos de zoologia a fim de motivar e promover de forma ativa o ensino aprendizagem de ciências. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do oitavo ano do ensino fundamental e a atividade lúdica aplicada como revisão de conteúdo do ano letivo anterior – grupo de vertebrados – antes da avaliação diagnóstica. O jogo é um instrumento motivador da aprendizagem em ciências e promoveu de forma ativa o processo de ensino aprendizagem, pois além dos alunos obterem notas satisfatórias nas avaliações posteriores, a atividade lúdica promoveu interesse e motivação, dessa forma, assegurou um ambiente que favoreceu a aprendizagem significativa.
Abstract: The recreational activities provide the student with a dynamic and attractive environment, which makes learning more stimulating and of great benefits for the student. This work had as its theme the development of a didactic type bingo game about zoology content in order to actively motivate and promote science teaching and learning. The research subjects were students in the eighth grade of elementary school and the ludic activity applied as a content review of the previous school year ­group of vertebrates ­ before the diagnostic evaluation. The game is a motivating tool for science learning and actively promoted the teaching­learning process, as in addition to students obtaining satisfactory grades in subsequent assessments, the play activity promoted interest and motivation, thus ensuring an environment that favored learning significant.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25869
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