Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25869
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMontan, Jaqueline Moreira-
dc.date.accessioned2021-08-31T17:55:19Z-
dc.date.available2021-08-31T17:55:19Z-
dc.date.issued2020-09-19-
dc.identifier.citationMONTAN, Jaqueline Moreira. O jogo como instrumento motivador da aprendizagem em ciências. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25869-
dc.description.abstractThe recreational activities provide the student with a dynamic and attractive environment, which makes learning more stimulating and of great benefits for the student. This work had as its theme the development of a didactic type bingo game about zoology content in order to actively motivate and promote science teaching and learning. The research subjects were students in the eighth grade of elementary school and the ludic activity applied as a content review of the previous school year ­group of vertebrates ­ before the diagnostic evaluation. The game is a motivating tool for science learning and actively promoted the teaching­learning process, as in addition to students obtaining satisfactory grades in subsequent assessments, the play activity promoted interest and motivation, thus ensuring an environment that favored learning significant.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEscolas - Exercícios e jogospt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAtividades criativas na sala de aulapt_BR
dc.subjectSchools - Exercises and recreationspt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectCreative activities and seat workpt_BR
dc.titleO jogo como instrumento motivador da aprendizagem em ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeGame as a motivating tool for science learningpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoAs atividades lúdicas proporcionam ao estudante um ambiente dinâmico e atrativo, o que torna a aprendizagem mais estimulante e de grandes benefícios para o aluno. Este trabalho teve como temática o desenvolvimento de um jogo didático tipo bingo sobre conteúdos de zoologia a fim de motivar e promover de forma ativa o ensino aprendizagem de ciências. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do oitavo ano do ensino fundamental e a atividade lúdica aplicada como revisão de conteúdo do ano letivo anterior – grupo de vertebrados – antes da avaliação diagnóstica. O jogo é um instrumento motivador da aprendizagem em ciências e promoveu de forma ativa o processo de ensino aprendizagem, pois além dos alunos obterem notas satisfatórias nas avaliações posteriores, a atividade lúdica promoveu interesse e motivação, dessa forma, assegurou um ambiente que favoreceu a aprendizagem significativa.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Bocardi, Juliane Maria Bergamin-
dc.contributor.referee1Bocardi, Juliane Maria Bergamin-
dc.contributor.referee2Santos Junior, Elias Lira dos-
dc.contributor.referee3Heep, Graciela Leila-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jogoinstrumentoaprendizagemciencias.pdf654,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.