Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25860
Título: Percepção sobre a utilização de recursos tecnológicos por professores do ensino de ciências de Barueri­-SP
Título(s) alternativo(s): Perception about the use of technological resources by science teachers of Barueri­-SP
Autor(es): Andrade, Gustavo de Oliveira
Orientador(es): Sobjak, Ricardo
Palavras-chave: Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Ciência - Estudo e ensino
Mídia digital
Education - Effect of technological innovations on
Science - Study and teaching
Digital media
Data do documento: 12-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ANDRADE, Gustavo de Oliveira. Percepção sobre a utilização de recursos tecnológicos por professores do ensino de ciências de Barueri­-SP. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo identificar os recursos midiáticos que são utilizados pelos professores no ensino de Ciências, além de conhecer as ferramentas digitais que são usadas pelos professores. Por meio de uma pesquisa realizada com 43 professores da área de ciências, com formações e ambientes de trabalho diversos, foi possível constatar que quase todos os professores da pesquisa demonstram conhecer uma ou mais ferramentas de tecnologia educacional, além de terem algum tipo de domínio sobre elas e até entenderem quais são as suas plataformas favoritas e quais conteúdos curriculares serviriam melhor a essa inserção. Entretanto, é preciso contextualizar as ferramentas à realidade de cada disciplina, para dinamizar as aulas e motivar os alunos.
Abstract: This work aimed to identify the media resources that are used by teachers in science teaching, in addition to knowing the digital tools that are used by teachers. Through a survey carried out with 43 science teachers, with diverse backgrounds and work environments, it was found that almost all the teachers in the research demonstrate knowledge of one or more educational technology tools, in addition to having some kind of mastery over them and even understand what are their favorite platforms and what curriculum content would best serve this insertion. However, it is necessary to contextualize the tools to the reality of each discipline, to streamline classes and motivate students.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25860
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
recursostecnologicosensinociencias.pdf336,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.