Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25860
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Gustavo de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-08-31T13:39:05Z-
dc.date.available2021-08-31T13:39:05Z-
dc.date.issued2020-09-12-
dc.identifier.citationANDRADE, Gustavo de Oliveira. Percepção sobre a utilização de recursos tecnológicos por professores do ensino de ciências de Barueri­-SP. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25860-
dc.description.abstractThis work aimed to identify the media resources that are used by teachers in science teaching, in addition to knowing the digital tools that are used by teachers. Through a survey carried out with 43 science teachers, with diverse backgrounds and work environments, it was found that almost all the teachers in the research demonstrate knowledge of one or more educational technology tools, in addition to having some kind of mastery over them and even understand what are their favorite platforms and what curriculum content would best serve this insertion. However, it is necessary to contextualize the tools to the reality of each discipline, to streamline classes and motivate students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação - Efeito das inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectEducation - Effect of technological innovations onpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectDigital mediapt_BR
dc.titlePercepção sobre a utilização de recursos tecnológicos por professores do ensino de ciências de Barueri­-SPpt_BR
dc.title.alternativePerception about the use of technological resources by science teachers of Barueri­-SPpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo identificar os recursos midiáticos que são utilizados pelos professores no ensino de Ciências, além de conhecer as ferramentas digitais que são usadas pelos professores. Por meio de uma pesquisa realizada com 43 professores da área de ciências, com formações e ambientes de trabalho diversos, foi possível constatar que quase todos os professores da pesquisa demonstram conhecer uma ou mais ferramentas de tecnologia educacional, além de terem algum tipo de domínio sobre elas e até entenderem quais são as suas plataformas favoritas e quais conteúdos curriculares serviriam melhor a essa inserção. Entretanto, é preciso contextualizar as ferramentas à realidade de cada disciplina, para dinamizar as aulas e motivar os alunos.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Sobjak, Ricardo-
dc.contributor.referee1Sobjak, Ricardo-
dc.contributor.referee2Costa Junior, Ismael Laurindo-
dc.contributor.referee3De Marco, Marilete Terezinha-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
recursostecnologicosensinociencias.pdf336,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.