Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25815
Título: O uso de plataformas digitais através do método de ensino invertido
Título(s) alternativo(s): The use of digital platforms through the inverted teaching method
Autor(es): Felipe, Letícia Polli Glugoski
Orientador(es): Blanco, Daniel Rodrigues
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Aprendizagem ativa
Ensino - Meios auxiliares
Science - Study and teaching
Active learning
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 3-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: FELIPE, Leticia Polli Glugoski. O uso de plataformas digitais através do método de ensino invertido. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Nos últimos anos o Ensino de Ciências passou por uma evolução tecnológica, devido a isso o desenvolvimento de atividades didático pedagógica a partir de tecnologias disponíveis pelo estudante, contribui para um ensino aprendizado mais atrativo e dinâmico. Uma das maneiras de utilizar tais tecnologias é através da metodologia de sala de aula invertida, onde o estudante passa a ser protagonista da sua aprendizagem e o docente mediador do conhecimento, diferenciando das propostas do ensino tradicional. Primeiramente o aluno é orientado a desenvolver uma pesquisa sobre o conteúdo a ser estudado, em um segundo momento ocorre um debate, onde o discente realiza seus questionamentos em relação ao conteúdo e o professor deve auxilia-lo neste processo. Este trabalho descreve uma proposta de ensino invertido para o Ensino de Ciências, utilizando como suporte tecnológico a plataforma digital SENECA JÁ. Foi possível observar que os estudantes realizaram a pesquisa solicitada com êxito e que as plataformas digitais auxiliam no ensino aprendizado do estudante, principalmente quando elencada a metodologia de ensino invertido.
Abstract: In recent years the Science Education has undergone a technological evolution, due to this the development of didactic pedagogical activities based on technologies available to the student, contributes to a more attractive and dynamic teaching learning. One of the ways to use such technologies is through the inverted classroom methodology, where the student becomes the protagonist of their learning and the teacher mediator of knowledge, differentiating from the traditional teaching proposals. First, the student is guided to develop a research on the content to be studied, in a second moment there is a debate, where the student re­asks his questions regarding the content and the teacher must help him in this process. This paper describes an inverted teaching proposal for Science Teaching, using the SENECA JÁ digital platform as a technological support. It was possible to observe that the students carried out the requested research successfully and that the digital platforms help in the teaching learning of the student, especially when referring to the inverted teaching methodology.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25815
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
plataformasdigitaismetodoensinoinvertido.pdf315,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.