Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25616
Título: Desenvolvimento sustentável e responsabilidade socioambiental no ensino de ciências
Título(s) alternativo(s): Sustainable development and social and environmental responsibility in science education
Autor(es): Dias, Dayane Juventino
Orientador(es): Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos
Palavras-chave: Sustentabilidade
Ciência - Estudo e ensino
Prática de ensino
Sustainability
Science - Study and teaching
Student teaching
Data do documento: 3-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: DIAS, Dayane Juventino. Desenvolvimento sustentável e responsabilidade socioambiental no ensino de ciências. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso teve por escopo realizar um estudo acerca do desenvolvimento sustentável aliado à responsabilidade socioambiental voltado para o trabalho desses temas no Ensino Fundamental. Inicialmente foram abordadas as origens desses dois termos, bem como seus apontamentos por diversos autores. Desse modo, buscou­-se demonstrar a visão dos especialistas a despeito de possíveis soluções para o desenvolvimento sustentável com vistas à preservação do meio ambiente, para as presentes e futuras gerações. Assim, foram apresentados aspectos pertinentes à responsabilidade ambiental no âmbito educacional do Ensino Fundamental, a fim de assumir uma gestão responsável, pautada em valores éticos e com o intuito de promover a integração de um ambiente sustentável, preservando a riqueza global, os recursos naturais e a qualidade de vida humana. Por fim, foram apontadas na presente pesquisa algumas propostas para o desenvolvimento sustentável no âmbito escolar. Os resultados apontam que a ideia de sustentabilidade vem sendo estudada e aperfeiçoada há anos. O desenvolvimento sustentável e a responsabilidade ambiental, no contexto escolar, busca formar cidadãos conscientes e comprometidos com as questões ambientais. As próximas gerações precisam estar cientes quanto ao respeito e ao cuidado com o meio ambiente, por isso o ensino desses temas precisa acontecer em todas as etapas da educação escolar.
Abstract: The purpose of this course conclusion paper was to carry out a study on sustainable development combined with socioenvironmental responsibility focused on the work of these themes in Elementary Education. Initially, the origins of these two terms were addressed, as well as their notes by several authors. In this way, we sought to demonstrate the vision of the specialists in spite of possible solutions for sustainable development with a view to preserving the environment, for present and future generations. Thus, aspects relevant to environmental responsibility in the educational scope of Elementary Education were presented, in order to assume responsible management, based on ethical values and with the aim of promoting the integration of a sustainable environment, preserving global wealth, natural resources the quality of human life. Finally, some proposals for sustainable development in the school context were pointed out in this research. The results show that the idea of sustainability has been studied andimproved for years. Sustainable development and environmental responsibility, in the school context, seeks to train citizens who are aware and committed to environmental issues. The next generations need to be aware of the respect and care for the environment, so the teaching of these themes needs to happen at all stages of school education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25616
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
desenvolvimentosustentavelensinociencias.pdf4,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.