Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25407
Título: | Ensino a distância como estratégia para capacitação profissional: pesquisa-ação na Universidade Infraero |
Título(s) alternativo(s): | Distance education as a strategy for professional development: action research at Infraero University |
Autor(es): | Andriani, Letícia Maria Heineck |
Orientador(es): | Azeredo, Abel Dionizio |
Palavras-chave: | Ensino à distância Formação profissional Aeronáutica comercial Aeroportos - Empregados - Treinamento Educação para segurança Eficácia no ensino Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária Distance education Occupational training Aeronautics, Commercial Airports - Employees - Trainning of Safety education Effective teaching |
Data do documento: | 3-Mai-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | ANDRIANI, Letícia Maria Heineck. Ensino a distância como estratégia para capacitação profissional: pesquisa-ação na Universidade Infraero. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. |
Resumo: | As mudanças necessárias para o enfrentamento da pandemia da COVID-19 afetaram diretamente a forma de relacionamento e convívio social, principalmente nos grandes centros urbanos, incluindo o âmbito corporativo. Para manter a sustentabilidade dos negócios, muitas organizações precisaram adequar vários dos seus processos a essa nova realidade, recorrendo principalmente às tecnologias de informação e comunicação. Alternativas como o trabalho remoto e o ensino a distância ganharam relevância estratégica nesse contexto, demandando mudanças rápidas e investimentos antes não priorizados, ou sequer planejados, para a transformação de recursos e atividades presenciais em virtuais. Este trabalho, de natureza qualitativa e aplicada, concentrou-se nas estratégias adotadas pela Universidade Infraero para a adequação, à modalidade a distância, de uma das principais capacitações corporativas definidas pela legislação brasileira. Trata-se de uma capacitação obrigatória a todos os profissionais que atuam na área operacional de aeródromos públicos, e cujas atividades estão relacionadas à segurança das operações aéreas e aeroportuárias. A fundamentação teórica que embasa esta pesquisa abrange a modalidade de ensino a distância; a capacitação profissional, em especial na aviação civil; o sistema de gerenciamento da segurança operacional em aeroportos, as universidades corporativas, contextualizando especificamente a Universidade Infraero; o programa de instrução em segurança operacional de aeródromo; e os conceitos de avaliação de eficácia de capacitações, avaliação comportamental, avaliação de resultados e comparação de resultados. A análise das estratégias adotadas pela Universidade Infraero foi realizada a partir de dados provenientes de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental em bancos de dados da própria Infraero. Uma vez que esta autora atua como conteudista, instrutora e revisora técnica na referida universidade corporativa, parte da coleta de dados se deu também por observação empírica, acompanhamento dos processos e aplicação de questionários. Esse trabalho tem como objetivo geral a elaboração de métodos e processos para a avaliação de eficácia de cursos de capacitação profissional que passaram a ser realizados a distância, tendo como base o desempenho prático dos profissionais capacitados. Os métodos propostos baseiam-se no modelo criado por Donald Kirkpatrick, de observação e avaliação do comportamento e do desempenho dos profissionais, bem como nos resultados específicos de desempenho organizacional, mensurados a partir de indicadores estratégicos. Espera-se que o produto técnico resultante desse estudo seja um modelo de avaliação de eficácia baseada em desempenho que possa ser utilizado por todos os elos da aviação civil brasileira, e que incentive os gestores aeroportuários a utilizarem a análise crítica dessa avaliação de eficácia como estratégia para melhoria contínua do desempenho da segurança operacional aeroportuária. |
Abstract: | Changes needed to combat the COVID-19 pandemic have directly affected the way people interact socially, especially in large urban areas, including corporate environments. To maintain business sustainability, many organizations had to adapt several of their processes to this new situation, especially by using information and communication technologies. Alternatives such as remote work and distance education have gained strategic importance in this context. Rapid changes and investments that had not been previously prioritized or even planned, are now required to transform face-to-face resources and activities into virtual ones. This is a qualitative and applied study that has addressed the strategies implemented by Universidade Infraero to adapt - to the distance mode of education-one of the major corporate professional development programs required in the Brazilian legislation. It is a mandatory training program for all professionals who work in the operational area of public aerodromes, and whose activities are related to the safety of airborne and airport operations. The theoretical framework of this research covers distance education; professional development (especially in civil aviation); operational safety management system at airports; corporate universities (particularly, Universidade Infraero); the instructional program about aerodrome operational safety; the concepts of training effectiveness evaluation, behavioral evaluation, evaluation of results and comparison of results. The analysis of the strategies adopted by Universidade Infraero was based on data from bibliographic research and documentary research in Infraero’s own databases. Since this researcher works as a content writer, instructor and technical reviewer at the aforementioned corporate university, some of the data were also collected through empirical observation, process monitoring and application of questionnaires. The overall objective of this study is to design methods and processes to evaluate the effectiveness of professional development courses that started to be offered online, based on the practical performance of the trained professionals. The proposed methods are based on the model created by Donald Kirkpatrick, for observation and assessment of the behavior and performance of professionals, as well as on specific results of organizational performance, measured by means of strategic indicators. The technical product resulting from this study is expected to be a performancebased efficiency assessment model that can be used by all links in Brazilian civil aviation. Moreover, it is meant to encourage airport managers to use the critical analysis of this effectiveness assessment as a strategy for continuous improvement of airport operational safety performance. |
Descrição: | Acompanha produção técnica: Ensino a distância como estratégia para capacitação profissional: pesquisa-ação na Universidade Infraero |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25407 |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ensinodistanciacapacitacaoprofissional.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
ensinodistanciacapacitacaoprofissional_produto.pdf | 328,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons