Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25353
Título: Aprendizagem ativa no ensino de física: uma proposta para o ensino de energia mecânica
Título(s) alternativo(s): Active learning in physics teaching: aproposal for mechanical energy teaching
Autor(es): Aires, Nicole Maria Antunes
Orientador(es): Oliveira Junior, Hércules Alves de
Palavras-chave: Força (Mecânica)
Aprendizagem ativa
Física - Estudo e ensino
Power (Mechanics)
Active learning
Physics - Study and teaching
Data do documento: 23-Fev-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: AIRES, Nicole Maria Antunes. Aprendizagem ativa no ensino de física: uma proposta para o ensino de energia mecânica. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
Resumo: Uma mudança no paradigma do ensino de física torna-se cada vez mais necessário em virtude do perfil dos alunos e das tecnologias. Neste sentido, este trabalho apresenta uma proposta para aulas de física, no tocante à concepção da energia mecânica utilizando uma metodologia ativa. A proposta de objeto potencialmente significativo, com vistas na aprendizagem, foi a construção de uma usina hidrelétrica em escala reduzida. Por meio de esquemas de representação mental, construídos antes e após a aplicação do produto, verificou-se que a abordagem metodológica, na qual o aluno é parte do processo de construção do conhecimento, conseguiu aumentar e qualificar os conceitos relacionados à energia mecânica e transformação de energia. A pesquisa evidenciou a participação dos estudantes no projeto, de forma diferente das aulas apenas expositivas e o interesse pela pesquisa individual por conceitos novos, que compunham a construção da usina. O trabalho mostrou que os alunos conseguiram relacionar de forma mais estruturada e específica os conceitos de energia cinética, energia potencial, energia mecânica, energia elétrica, transformação de energia e fontes de energia.
Abstract: A change in the physics teaching paradigm is becoming increasingly necessary due to the profile of students and technologies. In this sense, this work presents a proposal for physics classes, with regard to the design of mechanical energy using an active methodology. The proposal for a potentially significant object, with a view to learning, was the construction of a small-scale hydroelectric plant. Through mental representation schemes, built before and after the application of the product, it was found that the methodological approach, in which the student is part of the knowledge construction process, managed to increase and qualify the concepts related to mechanical energy and transformation power. The research showed the participation of students in the project, differently from the only expository classes and the interest in individual research for new concepts, which comprised the construction of the plant. The work showed that the students were able to relate in a more structured and specific way the concepts of kinetic energy, potential energy, mechanical energy, electrical energy, energy transformation and energy sources.
Descrição: Acompanha produção técnica: Sequência didática para o ensino da energia mecânica em cursos de graduação em engenharia
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25353
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aprendizagemativaenergiamecanica.pdf6,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
aprendizagemativaenergiamecanica_produto.pdf253,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons