Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25346
Título: Retrofitting do processo de estampagem de massa de tortas do manual por um de acionamento pneumático
Título(s) alternativo(s): Retrofitting of a manual lever press system to a pneumatic driven one
Autor(es): Dias, Guilherme Cesar do Amaral
Orientador(es): Lima, Cláudia Santos Fiuza
Palavras-chave: Automação industrial
Controle pneumático
Máquinas - Projetos
Manufacturing automation
Pneumatic control
Machine design
Data do documento: 17-Mai-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: DIAS, Guilherme Cesar do Amaral. Retrofitting do processo de estampagem de massa de tortas do manual por um de acionamento pneumático. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo a elaboração de um projeto de retroffiting em uma prensa manual para fabricação de tortas, e agregou etapas para automatização do processo como um todo por meio da aplicação de elementos pneumáticos. Atualmente, a estampagem e o molde da massa, na empresa em questão, são realizados manualmente por um operador, através de um movimento de prensa que exige a aplicação de uma força sobre a massa a ser moldada o que ocasiona doenças ocupacionais por esforços repetitivos. Outro agravante do processo manual é a diferença no formato final das tortas moldadas e lentidão na produção. Assim, foi verificada a oportunidade de realizar um estudo para adaptação do processo, de modo a melhorar as condições de produção, de trabalho, e saúde dos operadores. Desse modo, o trabalho foi desenvolvido buscando um dispositivo que reduzisse a exposição do operador ao risco e agregasse qualidade, padronização e eficiência ao processo.
Abstract: The present work had as objective the elaboration of a retroffiting project in a manual press for the manufacture of pies, and added steps to automate the process as a whole through the application of pneumatic elements. Currently, the process of stamping and molding the dough is carried out by an operator who must manually perform the press movement and apply a force on the dough to be molded, due to this, there is a recurrence of occupations diseases by repetitive efforts. Thus, the opportunity to carry out a study to adapt the process was evidenced, thereby improving the working conditions and health of the operators. Another aggravating factor in the manual process is the difference in the final shape of the molded pies and the slowness of the process. Having evidenced these facts, this work was developed looking for a device that would reduce the operator's exposure to risk and add quality, standardization and efficiency to the process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25346
Aparece nas coleções:LD - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
retrofittingprocessoestampagemmassa.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.