Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25312
Título: | Conceitos de microbiologia a partir de um contexto da biotecnologia dos probióticos: uma proposta na abordagem CTS para ensino de biologia na educação de jovens e adultos |
Título(s) alternativo(s): | Microbiology concepts from a biotechnology context of probiotics: a proposal in the CTS approach for teaching biology in youth and adult education |
Autor(es): | Zils, Tatiane Evangelista |
Orientador(es): | Bertoni, Danislei |
Palavras-chave: | Microbiologia Probióticos Educação de adultos Biologia - Estudo e ensino Ciência - Aspectos sociais Tecnologia - Aspectos sociais Microbiology Probiotics Adult education Biology - Study and teaching Science - Social aspects Technology - Social aspects |
Data do documento: | 8-Dez-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | ZILS, Tatiane Evangelista. Conceitos de microbiologia a partir de um contexto da biotecnologia dos probióticos: uma proposta na abordagem CTS para ensino de biologia na educação de jovens e adultos. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020. |
Resumo: | Esse trabalho discute a importância de atividades voltadas ao enfoque CiênciaTecnologia-Sociedade (CTS) para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo da pesquisa foi avaliar as contribuições pedagógicas de uma sequência de aprendizagem na abordagem CTS sobre biotecnologia dos probióticos, para alunos da EJA, em Biologia, de uma escola estadual no município de Ponta Grossa/Paraná. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, de pesquisa-ação, cujas investigações envolveram planejamento e interferência durante todo o processo. As atividades foram desenvolvidas em 12 horas-aula, divididas em três encontros de 4 horas-aula, com anotações realizadas pela pesquisadora para posterior análise. Obteve-se, também, dados a partir da aplicação de dois questionários, um de sondagem para analisar o conhecimento prévio dos alunos, e após a realização do projeto, reaplicado para saber as contribuições da sequência de atividades. Além dos materiais elaborados, em acordo com um dos objetivos específicos do trabalho, produziu-se um Caderno Pedagógico sobre o tema “Biotecnologia dos probióticos” contendo sugestões e estratégias de material de apoio ao Ensino de Biologia na EJA. As metodologias de ensino articuladas com a abordagem CTS valorizam a aprendizagem colaborativa e estimulam a formação do senso crítico. Portanto, espera-se que este material auxilie os professores de Biologia, adaptando às necessidades da comunidade onde está inserido. Assim, se consegue promover uma aprendizagem mais significativa por meio da problematização, possibilitando que os alunos desenvolvam um senso crítico e sejam mais atuantes na sociedade. |
Abstract: | This paper discusses the importance of activities focused on the ScienceTechnology-Society (STS) approach for Youth and Adult Education (YLE). The objective of the research was to evaluate the pedagogical contributions of a learning sequence in the STS approach about probiotic biotechnology, for YLE students, in Biology, of a state school in the city of Ponta Grossa/Paraná. The research is characterized as qualitative, action research, whose investigations involved planning and interference throughout the process. The activities were developed in 12 classhours, divided into three meetings of 4 class-hours, with notes taken by the researcher for later analysis. Data was also obtained from the application of two questionnaires, a survey questionnaire to analyze the students' prior knowledge, and, after the completion of the project, reapplied to find out the contributions of the sequence of activities. In addition to the materials developed, according to one of the specific objectives of the work, a Pedagogical Notebook was produced on the theme "Biotechnology of probiotics" containing suggestions and strategies for supporting material for Biology Teaching in YLE. The teaching methodologies articulated with the STS approach value collaborative learning and stimulate the formation of critical sense. Therefore, it is hoped that this material will help Biology teachers, adapting it to the needs of the community where it is inserted. Thus, it is possible to promote a more meaningful learning through problematization, allowing students to develop a critical sense and be more active in society. |
Descrição: | Acompanha produção técnica: Caderno pedagógico: Biotecnologia dos probióticos: uma proposta na abordagem CTS para ensino de biologia na EJA |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25312 |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
abordagemctsensinobiologiaeja.pdf | 2,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
abordagemctsensinobiologiaeja_produto.pdf | 6,97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons