Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25312
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorZils, Tatiane Evangelista-
dc.date.accessioned2021-06-18T01:49:39Z-
dc.date.available2021-06-18T01:49:39Z-
dc.date.issued2020-12-08-
dc.identifier.citationZILS, Tatiane Evangelista. Conceitos de microbiologia a partir de um contexto da biotecnologia dos probióticos: uma proposta na abordagem CTS para ensino de biologia na educação de jovens e adultos. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25312-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Caderno pedagógico: Biotecnologia dos probióticos: uma proposta na abordagem CTS para ensino de biologia na EJApt_BR
dc.description.abstractThis paper discusses the importance of activities focused on the ScienceTechnology-Society (STS) approach for Youth and Adult Education (YLE). The objective of the research was to evaluate the pedagogical contributions of a learning sequence in the STS approach about probiotic biotechnology, for YLE students, in Biology, of a state school in the city of Ponta Grossa/Paraná. The research is characterized as qualitative, action research, whose investigations involved planning and interference throughout the process. The activities were developed in 12 classhours, divided into three meetings of 4 class-hours, with notes taken by the researcher for later analysis. Data was also obtained from the application of two questionnaires, a survey questionnaire to analyze the students' prior knowledge, and, after the completion of the project, reapplied to find out the contributions of the sequence of activities. In addition to the materials developed, according to one of the specific objectives of the work, a Pedagogical Notebook was produced on the theme "Biotechnology of probiotics" containing suggestions and strategies for supporting material for Biology Teaching in YLE. The teaching methodologies articulated with the STS approach value collaborative learning and stimulate the formation of critical sense. Therefore, it is hoped that this material will help Biology teachers, adapting it to the needs of the community where it is inserted. Thus, it is possible to promote a more meaningful learning through problematization, allowing students to develop a critical sense and be more active in society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMicrobiologiapt_BR
dc.subjectProbióticospt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiência - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectTecnologia - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectMicrobiologypt_BR
dc.subjectProbioticspt_BR
dc.subjectAdult educationpt_BR
dc.subjectBiology - Study and teachingpt_BR
dc.subjectScience - Social aspectspt_BR
dc.subjectTechnology - Social aspectspt_BR
dc.titleConceitos de microbiologia a partir de um contexto da biotecnologia dos probióticos: uma proposta na abordagem CTS para ensino de biologia na educação de jovens e adultospt_BR
dc.title.alternativeMicrobiology concepts from a biotechnology context of probiotics: a proposal in the CTS approach for teaching biology in youth and adult educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho discute a importância de atividades voltadas ao enfoque CiênciaTecnologia-Sociedade (CTS) para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo da pesquisa foi avaliar as contribuições pedagógicas de uma sequência de aprendizagem na abordagem CTS sobre biotecnologia dos probióticos, para alunos da EJA, em Biologia, de uma escola estadual no município de Ponta Grossa/Paraná. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, de pesquisa-ação, cujas investigações envolveram planejamento e interferência durante todo o processo. As atividades foram desenvolvidas em 12 horas-aula, divididas em três encontros de 4 horas-aula, com anotações realizadas pela pesquisadora para posterior análise. Obteve-se, também, dados a partir da aplicação de dois questionários, um de sondagem para analisar o conhecimento prévio dos alunos, e após a realização do projeto, reaplicado para saber as contribuições da sequência de atividades. Além dos materiais elaborados, em acordo com um dos objetivos específicos do trabalho, produziu-se um Caderno Pedagógico sobre o tema “Biotecnologia dos probióticos” contendo sugestões e estratégias de material de apoio ao Ensino de Biologia na EJA. As metodologias de ensino articuladas com a abordagem CTS valorizam a aprendizagem colaborativa e estimulam a formação do senso crítico. Portanto, espera-se que este material auxilie os professores de Biologia, adaptando às necessidades da comunidade onde está inserido. Assim, se consegue promover uma aprendizagem mais significativa por meio da problematização, possibilitando que os alunos desenvolvam um senso crítico e sejam mais atuantes na sociedade.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-0078-9200pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4082298335991847pt_BR
dc.contributor.advisor1Bertoni, Danislei-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9591-1960pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5266519228515641pt_BR
dc.contributor.referee1Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9591-1960pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5266519228515641pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Everaldo dos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0068-1670pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4732435096321874pt_BR
dc.contributor.referee3Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-8453-0751pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6914975623530073pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
abordagemctsensinobiologiaeja.pdf2,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
abordagemctsensinobiologiaeja_produto.pdf6,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons