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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25041
Título: | Análise dos mecanismos de transferência de esforços de cisalhamento em peças de concreto armado convencional e reforçadas com fibras de aço e PVA |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of shear stress transfer mechanisms in reinforced concrete pieces and reinforced with steel and PVA fibres |
Autor(es): | Dias, Raquel Pedroso |
Orientador(es): | Savaris, Gustavo |
Palavras-chave: | Fibras de metal Agregados (Materiais de construção) Concreto de alta resistência Metal fibers Aggregates (Building materials) High strength concrete |
Data do documento: | 13-Nov-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Toledo |
Citação: | DIAS, Raquel Pedroso. Análise dos mecanismos de transferência de esforços de cisalhamento em peças de concreto armado convencional e reforçadas com fibras de aço e PVA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2019. |
Resumo: | Apesar de ser o material mais empregado na construção civil, ainda existem dificuldades em estimar a resistência ao cisalhamento do concreto armado, principalmente quando fibras são utilizadas. O presente estudo analisa a resistência última ao cisalhamento e os mecanismos de coesão, engrenamento dos agregados, atrito e efeito de pino na transferência desses esforços. Quatro traços de concreto foram utilizados, sendo CC1 um concreto convencional com brita 1, CC0 um concreto convencional com brita 0, CRFA um concreto reforçado com 0,5% de fibras de aço e CRF-PVA um concreto reforçado com 0,5% de fibras de PVA. Foram moldados 24 corpos de prova cilíndricos para determinar as resistências à compressão, tração e módulo de elasticidade e 12 corpos de prova do modelo push-off para os ensaios de cisalhamento direto, sendo três para cada traço, possuindo como variante a presença de armadura longitudinal, sua condição de aderência e a DMC do agregado graúdo utilizado. Os resultados mostraram que a adição de fibras de aço conferiu um acréscimo significativo na resistência à compressão, tração e cisalhamento do concreto, enquanto as fibras de PVA aumentaram a resistência à compressão, porém não apresentaram incremento de resistência ao cisalhamento nem à tração. Analisando a variação proporcional de um corpo de prova para outro do mesmo traço é possível visualizar que a presença de fibras interfere negativamente na aderência da barra de aço com o concreto. Os resultados dos concretos convencionais foram comparados com algumas expressões empíricas, tendo os mesmos se localizado dentro da faixa de resistência esperada. |
Abstract: | Despite being the most used material in construction, there are still difficulties in estimating the shear strength of reinforced concrete, especially when fibers are used. The present study analyze the ultimate shear strength and cohesion, aggregate interlock, friction and dowel action mechanisms in the transfer of these forces. Four concrete mix ratios were used: CC1 a conventional concrete with gravel 1, CC0 a conventional concrete with gravel 0, CRFA a concrete reinforced with 0.5% steel fibers and CRF-PVA a concrete reinforced with 0.5% PVA fibers. Twenty-four cylindrical specimens were molded to determine compressive, traction and elastic modulus strengths and 12 push-off specimens for direct shear tests, three for each trait, with is a variant the presence of longitudinal reinforcement, its adherence condition and the characteristic maximum diameter of the coarse aggregate used. The results showed that the addition of steel fibers provided a significant increase in the compressive strength, traction and shear strength of the concrete, while the PVA fibers increased the compressive strength, but did not increase the shear or traction strength. Analyzing the proportional variation from one specimen to another of the same mix ratio, it can be seen that the presence of fibers negatively interferes with the adherence of the steel bar with the concrete. The results of conventional concretes were compared with some empirical expressions, having been located within the expected resistance range. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25041 |
Aparece nas coleções: | TD - Engenharia Civil |
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