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dc.creatorDias, Raquel Pedroso-
dc.date.accessioned2021-05-24T18:44:43Z-
dc.date.available2021-05-24T18:44:43Z-
dc.date.issued2019-11-13-
dc.identifier.citationDIAS, Raquel Pedroso. Análise dos mecanismos de transferência de esforços de cisalhamento em peças de concreto armado convencional e reforçadas com fibras de aço e PVA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25041-
dc.description.abstractDespite being the most used material in construction, there are still difficulties in estimating the shear strength of reinforced concrete, especially when fibers are used. The present study analyze the ultimate shear strength and cohesion, aggregate interlock, friction and dowel action mechanisms in the transfer of these forces. Four concrete mix ratios were used: CC1 a conventional concrete with gravel 1, CC0 a conventional concrete with gravel 0, CRFA a concrete reinforced with 0.5% steel fibers and CRF-PVA a concrete reinforced with 0.5% PVA fibers. Twenty-four cylindrical specimens were molded to determine compressive, traction and elastic modulus strengths and 12 push-off specimens for direct shear tests, three for each trait, with is a variant the presence of longitudinal reinforcement, its adherence condition and the characteristic maximum diameter of the coarse aggregate used. The results showed that the addition of steel fibers provided a significant increase in the compressive strength, traction and shear strength of the concrete, while the PVA fibers increased the compressive strength, but did not increase the shear or traction strength. Analyzing the proportional variation from one specimen to another of the same mix ratio, it can be seen that the presence of fibers negatively interferes with the adherence of the steel bar with the concrete. The results of conventional concretes were compared with some empirical expressions, having been located within the expected resistance range.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFibras de metalpt_BR
dc.subjectAgregados (Materiais de construção)pt_BR
dc.subjectConcreto de alta resistênciapt_BR
dc.subjectMetal fiberspt_BR
dc.subjectAggregates (Building materials)pt_BR
dc.subjectHigh strength concretept_BR
dc.titleAnálise dos mecanismos de transferência de esforços de cisalhamento em peças de concreto armado convencional e reforçadas com fibras de aço e PVApt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of shear stress transfer mechanisms in reinforced concrete pieces and reinforced with steel and PVA fibrespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoApesar de ser o material mais empregado na construção civil, ainda existem dificuldades em estimar a resistência ao cisalhamento do concreto armado, principalmente quando fibras são utilizadas. O presente estudo analisa a resistência última ao cisalhamento e os mecanismos de coesão, engrenamento dos agregados, atrito e efeito de pino na transferência desses esforços. Quatro traços de concreto foram utilizados, sendo CC1 um concreto convencional com brita 1, CC0 um concreto convencional com brita 0, CRFA um concreto reforçado com 0,5% de fibras de aço e CRF-PVA um concreto reforçado com 0,5% de fibras de PVA. Foram moldados 24 corpos de prova cilíndricos para determinar as resistências à compressão, tração e módulo de elasticidade e 12 corpos de prova do modelo push-off para os ensaios de cisalhamento direto, sendo três para cada traço, possuindo como variante a presença de armadura longitudinal, sua condição de aderência e a DMC do agregado graúdo utilizado. Os resultados mostraram que a adição de fibras de aço conferiu um acréscimo significativo na resistência à compressão, tração e cisalhamento do concreto, enquanto as fibras de PVA aumentaram a resistência à compressão, porém não apresentaram incremento de resistência ao cisalhamento nem à tração. Analisando a variação proporcional de um corpo de prova para outro do mesmo traço é possível visualizar que a presença de fibras interfere negativamente na aderência da barra de aço com o concreto. Os resultados dos concretos convencionais foram comparados com algumas expressões empíricas, tendo os mesmos se localizado dentro da faixa de resistência esperada.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Savaris, Gustavo-
dc.contributor.referee1Wissmann, Jorge Augusto-
dc.contributor.referee2Fakhye, Rodnny Jesus Mendoza-
dc.contributor.referee3Savaris, Gustavo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::MATERIAIS E COMPONENTES DE CONSTRUCAOpt_BR
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