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Título: O ensino do corpo humano: sistema digestório para alunos surdos nos anos iniciais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Teaching the human body: digestive system for deaf students in the early years of elementary school
Autor(es): Coelho, Luiz André Brito
Orientador(es): Frasson, Antonio Carlos
Palavras-chave: Corpo humano
Aparelho digestivo
Educação inclusiva
Estudantes surdos
Surdez
Human body
Digestive organs
Inclusive education
Deaf students
Deafness
Data do documento: 15-Dez-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: COELHO, Luiz André Brito. O ensino do corpo humano: sistema digestório para alunos surdos nos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
Resumo: As nuances apresentadas pelo sistema educacional brasileiro trazem em sua essência, desde remotos tempos, uma série de questões que oportunizam reflexões mais apuradas que dão amálgama a nossa dissertação. Entre estas nuances, tem-se os alunos que necessitam de algum tipo de acessibilidade, modificando o ensino aprendizagem e por consequência a aquisição de conhecimento. Alunos estes representados por pessoas surdas ou com deficiência auditiva, cegas ou baixa visão, autistas, ou com deficiência intelectual, entre outras tantas. Assim pautado na vivência do pesquisador como surdo, desde a tenra infância, pode-se vivenciar este processo de dificuldade de aprendizagem e de aquisição de conhecimentos no dia-a-dia no sistema escolar, em razão de que o processo educacional apresentado na época não oportunizava outros modelos, a não ser o sistema oralista em português, para atendimento de alunos surdos. Dessa maneira, deixou-se de aprender conteúdos considerados como importantes para a sua vida adulta, tal qual o corpo humano. Isto posto, o presente trabalho centrado no ensino do corpo humano - sistema digestório abre margem para atender aos alunos surdos, matriculados no quinto ano do ensino fundamental da rede pública de ensino, na aquisição de conhecimentos sobre um dos sistemas funcionais mais importantes do corpo humano, a ser trabalhado na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Mediante esta explanação e pautado nos conhecimentos, capacidades e valores educacionais que se advieram em relação ao tema tratado, esta pesquisa visou analisar como o aluno surdo consegue contextualizar os conhecimentos sobre o corpo humano - sistema digestório, mediados em sala de aula em Libras e em Língua Portuguesa na modalidade escrita. Para atender esta demanda estabeleceu-se como caminho metodológico os princípios inerentes de uma pesquisa exploratória, qualitativa, com enfoque nos determinantes de um estudo de campo. A par deste delineamento foram analisados dois livros em Libras (sinalários) a respeito de conteúdos de Ciências, como material de apoio para a construção do produto educacional - um caderno pedagógico, além da BNCC, acerca dos conteúdos destinados ao quinto ano do ensino fundamental. Esse caderno foi organizado em duas Unidade Didáticas organizadas em vídeoaulas em Libras, com legenda e áudio em Língua Portuguesa. Na Unidade 1, é apresentado o Corpo Humano, suas partes e sistemas. Na Unidade 2, é tratado sobre o Sistema Digestório, órgãos que o compõe, sua função e desenvolvimento. Também são apresentadas, ao final de cada Unidade, modelos de atividades a serem trabalhadas em sala com alunos surdos e ouvintes. Na versão digital em língua portuguesa (que também pode ser impressa), estão contidos todos os links de acesso das vídeoaulas em Libras de cada Unidade e das atividades modelos. Nesse contexto, acredita-se ter contribuído ao avanço do ensino de ciências a alunos surdos, considerando suas especificidades culturais, identitárias e linguísticas.
Abstract: Brazilian educational system has raised a number of questions leading to many important reflections which are the basis of this study. Some of these reflections which are related to the students' needs for different teaching and learning processes in order to guarantee knowledge acquisition are key to this research. Specially students with hearing impairment, deafness or hearing loss, blindness and vision impairment, autism spectrum disorder, intellectual disability, among others. It is even of more interest since the study was undertaken by a deaf researcher. Being deaf since early childhood, one can experience the difficulties of ordinary learning process and accomplishment of acquiring knowledge as part of regular school system. The researcher experience has shown that the lack of appropriate learning and teaching process may lead to school dropout. That said, this work focuses on the process of teaching the human body, more specifically the digestive system, to fifth graders who are deaf and are enrolled in Brazilian public school system. The idea was to work such subject using the Brazilian Sign Language, known as "Libras". Taking into consideration knowledge, skills and educational values related to the addressed topic, this research aims to analyze how deaf students manage to contextualize their knowledge about the human body - digestive system, mediated in the classroom in Libras and in the written for of Portuguese language. Inherent principles of an exploratory, qualitative research were established as a methodological path, focusing on the determinants of a field study. Along with this design, two books in "Libras" (signposts) were analyzed regarding science content, as support material for the construction of the educational product - a pedagogical notebook, in addition to the BNCC, about the contents worked in the fifth grade on Elementary School. Such notebook was organized in two Didactic Units organized in video classes in "Libras", with subtitles and audio in Portuguese. In Unit 1, the Human Body, its parts and systems are presented. In Unit 2, it deals with the Digestive System, the organs that compose it, its function and development. In the end of each unit there are models of activities to be worked in the classroom with students with hearing impairment, deafness or hearing loss. The digital version in Portuguese (which can also be printed), provides access links for the video lessons in "Libras" of each unit and the model activities. In this context, it is believed this work has contributed to the advancement of science teaching to such students, considering their cultural, identity and linguistic specificities.
Descrição: Acompanha produção técnica: O corpo humano e o sistema digestório
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24633
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

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