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Título: Diversidade de gênero e sexualidades em questão: diagnóstico do conhecimento dos docentes de ensino fundamental em Ponta Grossa
Autor(es): Ferreira, Lana de Cássia
Lineiro, Suelen Colaço
Orientador(es): Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter
Palavras-chave: Identidade de gênero na educação
Homossexualidade e educação
Educação inclusiva
Professores - Formação
Gender identity in education
Homosexuality and education
Inclusive education
Teachers, Training of
Data do documento: 26-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: FERREIRA, Lana de Cássia; LINEIRO, Suelen Colaço. Diversidade de gênero e sexualidades em questão: diagnóstico do conhecimento dos docentes de ensino fundamental em Ponta Grossa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: A diversidade de gênero consiste nas diferentes maneiras de se comportar e de se viver em sociedade levando em conta não somente a questão biológica, mas também a questão social cultural. Sendo assim, abordar essa temática no contexto escolar se torna fundamental, pois diariamente surgem situações e dúvidas que precisam ser discutidas e esclarecidas, por isso professores/as precisam estar preparados para lidar com essas situações, para que haja a inclusão e permanência de alunos/as, de forma que a escola seja um local de igualdade e respeito. Esta pesquisa teve como finalidade traçar as perspectivas de trabalho docente no que se refere ao tema Diversidade de Gênero e Sexualidades no contexto escolar, buscando conhecer a forma que os professores/as do ensino fundamental encaminham o trabalho pedagógico e se consideram os pressupostos legais que orientam o assunto, principalmente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), o Plano Nacional de Educação (2014) e a Constituição Federal de 1988 com suas atualizações (2016). Foi observado que embora as leis existam e busquem tornar o contexto escolar um lugar de acolhimento e superação de desigualdades, ainda há preconceitos, bullying e desconhecimento por parte dos docentes, que tratam a questão como modismo ou até mesmo distúrbio.
Abstract: Gender diversity consists of different ways of behaving and living in society, taking into account not only the biological issue, but also the cultural social issue. Therefore, addressing this issue in the school context becomes fundamental, because daily situations and doubts arise that need to be discussed and clarified, so teachers need to be prepared to deal with these situations, so that there is the inclusion and permanence of students / so that the school is a place of equality and respect. The purpose of this research was to outline the perspectives of teaching work regarding the topic of Gender and Sexualities Diversity in the school context, seeking to know the way that primary school teachers refer the pedagogical work and consider the legal assumptions that guide (1998), the National Education Plan (2014), and the Federal Constitution of 1988, with its updates (2016). It was observed that although the laws exist and seek to make the school context a place of reception and overcoming inequalities, there are still prejudices, bullying and ignorance on the part of the teachers, who treat the issue as a fad or even a disturbance.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23914
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