Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23914
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Lana de Cássia-
dc.creatorLineiro, Suelen Colaço-
dc.date.accessioned2021-01-19T19:17:51Z-
dc.date.available2021-01-19T19:17:51Z-
dc.date.issued2018-11-26-
dc.identifier.citationFERREIRA, Lana de Cássia; LINEIRO, Suelen Colaço. Diversidade de gênero e sexualidades em questão: diagnóstico do conhecimento dos docentes de ensino fundamental em Ponta Grossa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23914-
dc.description.abstractGender diversity consists of different ways of behaving and living in society, taking into account not only the biological issue, but also the cultural social issue. Therefore, addressing this issue in the school context becomes fundamental, because daily situations and doubts arise that need to be discussed and clarified, so teachers need to be prepared to deal with these situations, so that there is the inclusion and permanence of students / so that the school is a place of equality and respect. The purpose of this research was to outline the perspectives of teaching work regarding the topic of Gender and Sexualities Diversity in the school context, seeking to know the way that primary school teachers refer the pedagogical work and consider the legal assumptions that guide (1998), the National Education Plan (2014), and the Federal Constitution of 1988, with its updates (2016). It was observed that although the laws exist and seek to make the school context a place of reception and overcoming inequalities, there are still prejudices, bullying and ignorance on the part of the teachers, who treat the issue as a fad or even a disturbance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero na educaçãopt_BR
dc.subjectHomossexualidade e educaçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectGender identity in educationpt_BR
dc.subjectHomosexuality and educationpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.titleDiversidade de gênero e sexualidades em questão: diagnóstico do conhecimento dos docentes de ensino fundamental em Ponta Grossapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA diversidade de gênero consiste nas diferentes maneiras de se comportar e de se viver em sociedade levando em conta não somente a questão biológica, mas também a questão social cultural. Sendo assim, abordar essa temática no contexto escolar se torna fundamental, pois diariamente surgem situações e dúvidas que precisam ser discutidas e esclarecidas, por isso professores/as precisam estar preparados para lidar com essas situações, para que haja a inclusão e permanência de alunos/as, de forma que a escola seja um local de igualdade e respeito. Esta pesquisa teve como finalidade traçar as perspectivas de trabalho docente no que se refere ao tema Diversidade de Gênero e Sexualidades no contexto escolar, buscando conhecer a forma que os professores/as do ensino fundamental encaminham o trabalho pedagógico e se consideram os pressupostos legais que orientam o assunto, principalmente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), o Plano Nacional de Educação (2014) e a Constituição Federal de 1988 com suas atualizações (2016). Foi observado que embora as leis existam e busquem tornar o contexto escolar um lugar de acolhimento e superação de desigualdades, ainda há preconceitos, bullying e desconhecimento por parte dos docentes, que tratam a questão como modismo ou até mesmo distúrbio.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
dc.contributor.advisor-co1Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee1Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
dc.contributor.referee2Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee3Picanço, Katya Cristina de Lima-
dc.contributor.referee4Salles, Gilsani Dalzoto-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturaispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COLIC_2018_2_09.pdf915,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.