Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2319
Título: Do senso comum ao conhecimento científico: uma proposta didático-pedagógica para o ensino de indução eletromagnética no ensino médio
Título(s) alternativo(s): From the common sense to the scientific knowledge: a didactic-pedagogical proposal for teaching electromagnetic induction in the high school
Autor(es): Mangolin, Elissandra Beneti Cateli
Orientador(es): Deimling, Cesar Vanderlei
Palavras-chave: Eletromagnetismo
Física
Ensino - Meios auxiliares
Electromagnetism
Physics
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 23-Set-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: MANGOLIN, Elissandra Beneti Cateli. Do senso comum ao conhecimento científico: uma proposta didático-pedagógica para o ensino de indução eletromagnética no ensino médio. 2016. 147 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2016.
Resumo: Considerando a importância e a emergência de estudos e pesquisas voltados à análise e à prática do ensino de Física na educação básica, este estudo teve como objetivo principal identificar e analisar as contribuições e as limitações dos livros didáticos de Física do ensino médio, tendo em vista, a partir de suas limitações, elaborar, desenvolver e avaliar uma proposta didático-pedagógica para o ensino de tópicos do conteúdo de Eletromagnetismo, em especial a relação existente entre a força magnética e as correntes de Foucault, decorrentes dos efeitos de indução eletromagnética. Trata-se de um projeto vinculado ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), desenvolvido na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão, sob a supervisão da Sociedade Brasileira de Física. Para o alcance do objetivo proposto, desenvolvemos, em um primeiro momento, uma análise documental de quatro livros didáticos de Física utilizados atualmente na rede pública de ensino do Estado do Paraná, dando enfoque ao conteúdo de Indução Eletromagnética e Correntes de Foucault, a fim de que pudéssemos identificar as possíveis limitações e lacunas desses materiais em relação a este conteúdo. Em um segundo momento, iniciamos a elaboração de um material didático alternativo para o ensino deste conteúdo no ensino médio, tendo em vista desenvolver e avaliar a viabilidade deste material na prática de sala de aula. Para tanto, foi elaborado um plano de unidade e, a partir deste, uma unidade de conteúdo que contempla atividades teórico-práticas e experimentais, as quais buscaram superar algumas das lacunas encontradas nos livros didáticos analisados. Para o desenvolvimento deste trabalho, tomamos como referencial teórico-metodológico a Psicologia Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica. As atividades elaboradas foram desenvolvidas com duas turmas do terceiro ano do ensino médio, ambas de escolas públicas. A análise dos dados obtidos nos deixou observar que o conteúdo trabalhado permitiu que os alunos articulassem teoria e prática e passassem, efetivamente, do senso comum ao conhecimento científico em relação aos tópicos estudados.
Abstract: Taking into consideration the importance and the emergency of the studies and research related to the analysis and practice of Physics teaching in the High School, this dissertation has as the main goal to identify and analyze the contributions and limitations of the Physics High School books and, by its limitations, develop and test a pedagogic-didactic proposal to teach Electromagnetism, to be more specific, in relation to magnetic power and Focault theories about the efects of magnetic induction. This is a project attached to a National Professional Master Degree’s of Physics Teaching (MsNPEF) at the Technological Federal University of Parana, Campo Mourão Campus, under the supervision of the Brazilian Physics Society. To reach the proposed objective, we first, analyzed four Physics books that are being used right now at the Public Schools in Parana State in Brazil, focusing on the contents of Electromagnetic Induction and Foucault currents so that we could identify the lack and limitations of those books in relation to this content. In a second moment, we wrote a didactic material as an alternative to teach this topic for high School students, to develop and test the viability of this material in the classroom. In order to do so, we create de a unit plan and a unit content to have theoric-practical and experimental activities which tried to overcome some lacks left by those four books analyzed before. To develop this work, we took as theorical-methodological reference the Historical Culture Psychology and the Historical Critical Pedagogy. The elaborated activities were developed with two classes of the third year in the High School, both public schools. The analysis of the obtained data allowed us to diagnose that the content worked enabled that the students linked theory and practice and went effectively from the common sense to the scientific knowledge in relation to the studied topics.
Descrição: Acompanha: Atividades teórico-práticas de eletromagnetismo: da indução eletromagnética às correntes de Foucault
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2319
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
propostaensinoinducaoeletromagnetica.pdf2,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
propostaensinoinducaoeletromagnetica_produto.pdf1,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.