Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22151
Título: Experimentação nas aulas de ciências: sala mista de surdos e ouvintes – 6º Ano
Título(s) alternativo(s): Experimentation in science classes : mixed room of deaf and hearing - sixth year
Autor(es): Lopes, Rodolfo Tadeu
Orientador(es): Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça
Palavras-chave: Ensino
Aprendizagem experimental
Ciência - Estudo e ensino
Teaching
Experiential learning
Science - Study and teaching
Data do documento: 27-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: LOPES, Rodolfo Tadeu. Experimentação nas aulas de ciências: sala mista de surdos e ouvintes – 6º Ano. 2015. 42 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: O presente trabalho tinha por finalidade discutir a importância da utilização de atividades práticas no conteúdo de Ciências em uma sala de Fundamental II composta de alunos ouvintes e surdos. Mostrar que a realização de experimentos ajuda a aproximar a Ciências vista na sala de aula do cotidiano dos alunos, tornando assim as aulas mais dinâmicas. O ensino de Ciências deve desenvolver nos alunos a capacidade de compreender os fenômenos científicos presente em seu dia-a-dia. O papel da experimentação na construção do conhecimento científico e sua relevância no processo de ensino aprendizagem, pautando-se em contribuições filosóficas, epistemológicas e psicológicas. O uso desta ferramenta também proporcionou para os surdos uma maior visualização dos efeitos científicos. Utilizamos a pesquisa de abordagem qualitativa-descritiva, onde os dados empíricos foram coletados através da aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas para os alunos. Os resultados obtidos com esta pesquisa foram muito significativos, pois demonstraram a importância da utilização da experimentação durante as aulas de Ciências.
Abstract: This study aims to discuss the importance of using practical activities in science content in a room consisting of Fundamental II room made up of deaf and hearing students. Show that performing experiments helps to bring the science seen in the classroom of students' daily lives, thus making the classes more dynamic. Science education should develop in students the ability to understand scientific phenomena present in their day-to-day. The role of experimentation in the construction of scientific knowledge and its relevance in the process of teaching and learning, and are based on philosophical, epistemological and psychological contributions. The use of this tool also provided for the deaf greater visualization of scientific effects. We use research qualitative descriptive approach, where the empirical data were collected through questionnaires with open and closed questions for students. The results of this research were very significant because it demonstrated the importance of using the trial during science classes.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22151
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_I_2014_73.pdf747,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.