Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22118
Título: Oficina de foguete de garrafa PET: Atividades práticas no ensino de cinemática
Título(s) alternativo(s): Workshop of PET bottle rocket: Practical activities in teaching kinematics
Autor(es): Schuler, Tunísia Eufrausino
Orientador(es): Blanco, Daniel Rodrigues
Palavras-chave: Cinemática
Física - Experiências
Trabalhos com garrafas plásticas
Kinematics
Physics - Experiments
Plastic bottle craft
Data do documento: 1-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SCHULER, Tunísia Eufrausino. Oficina de foguete de garrafa PET: Atividades práticas no ensino de cinemática. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Os professores comumente utilizam a experimentação como uma metodologia para despertar o interesse dos alunos pelo conteúdo, demonstrar conceitos físicos, aplicar o conhecimento aprendido, suscitar a discussão entre os alunos para compreensão de um fenômeno e ensinar o método científico. Muitos pesquisadores citam o uso de experimentos lúdicos como uma metodologia eficaz nos processos de ensino e aprendizagem, pois através de jogos, brinquedos e brincadeiras é possível despertar o interesse para a resolução de um problema, desenvolver a imaginação e o raciocínio e levar à troca de ideias. Alguns artigos científicos da área de Ensino de Ciências propõem diferentes atividades lúdicas como ferramenta para despertar a curiosidade dos estudantes e facilitar a aprendizagem de conceitos das disciplinas de Ciências e Física. Este trabalho relata uma experiência de ensino de Física através do lúdico em que, a partir da construção e lançamento de um foguete de garrafa PET, estudou-se o movimento oblíquo e os conceitos de Cinemática. Comparando-se as respostas das atividades avaliativas anteriores e posteriores à oficina de foguete, percebeu-se que houve uma maior apropriação dos conceitos científicos. A oficina mostrou-se eficiente para despertar o interesse dos estudantes para o aprendizado de física, e a atividade final mostrou-se também eficaz para ajudar na construção conjunta do conhecimento, pela troca de ideias, discussão e interação entre os alunos e destes com o professor.
Abstract: Teachers commonly use experimentation as a methodology to arouse students' interest in content, demonstrate physical concepts, apply learned knowledge, elicit discussion among students to understand a phenomenon and teach the scientific method. Many researchers cite the use of play experiments as an effective methodology in teaching and learning processes, since through games, toys and games it is possible to arouse interest in solving a problem, to develop imagination and reasoning, and to lead to the exchange of ideas. Some scientific articles in the area of Science Teaching propose different ludic activities as a tool to arouse students curiosity and facilitate the learning of concepts from the disciplines of Science and Physics. This work reports an experience of Physics teaching through the ludic in which, from the construction and launching of a PET bottle rocket, the oblique movement and the concepts of kinematics were studied. Comparing the responses of the evaluation activities before and after the rocket workshop, it was noticed that there was a greater appropriation of scientific concepts. The workshop proved to be effective in arousing students' interest in physics learning, and the final activity was also effective in assisting the joint construction of knowledge by exchanging ideas, discussing and interacting among students and with the students. teacher.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22118
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
oficinafoguetegarrafapet.pdf893,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.