Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22118
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSchuler, Tunísia Eufrausino
dc.date.accessioned2020-11-24T19:50:24Z-
dc.date.available2020-11-24T19:50:24Z-
dc.date.issued2018-09-01
dc.identifier.citationSCHULER, Tunísia Eufrausino. Oficina de foguete de garrafa PET: Atividades práticas no ensino de cinemática. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22118-
dc.description.abstractTeachers commonly use experimentation as a methodology to arouse students' interest in content, demonstrate physical concepts, apply learned knowledge, elicit discussion among students to understand a phenomenon and teach the scientific method. Many researchers cite the use of play experiments as an effective methodology in teaching and learning processes, since through games, toys and games it is possible to arouse interest in solving a problem, to develop imagination and reasoning, and to lead to the exchange of ideas. Some scientific articles in the area of Science Teaching propose different ludic activities as a tool to arouse students curiosity and facilitate the learning of concepts from the disciplines of Science and Physics. This work reports an experience of Physics teaching through the ludic in which, from the construction and launching of a PET bottle rocket, the oblique movement and the concepts of kinematics were studied. Comparing the responses of the evaluation activities before and after the rocket workshop, it was noticed that there was a greater appropriation of scientific concepts. The workshop proved to be effective in arousing students' interest in physics learning, and the final activity was also effective in assisting the joint construction of knowledge by exchanging ideas, discussing and interacting among students and with the students. teacher.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCinemáticapt_BR
dc.subjectFísica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectTrabalhos com garrafas plásticaspt_BR
dc.subjectKinematicspt_BR
dc.subjectPhysics - Experimentspt_BR
dc.subjectPlastic bottle craftpt_BR
dc.titleOficina de foguete de garrafa PET: Atividades práticas no ensino de cinemáticapt_BR
dc.title.alternativeWorkshop of PET bottle rocket: Practical activities in teaching kinematicspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoOs professores comumente utilizam a experimentação como uma metodologia para despertar o interesse dos alunos pelo conteúdo, demonstrar conceitos físicos, aplicar o conhecimento aprendido, suscitar a discussão entre os alunos para compreensão de um fenômeno e ensinar o método científico. Muitos pesquisadores citam o uso de experimentos lúdicos como uma metodologia eficaz nos processos de ensino e aprendizagem, pois através de jogos, brinquedos e brincadeiras é possível despertar o interesse para a resolução de um problema, desenvolver a imaginação e o raciocínio e levar à troca de ideias. Alguns artigos científicos da área de Ensino de Ciências propõem diferentes atividades lúdicas como ferramenta para despertar a curiosidade dos estudantes e facilitar a aprendizagem de conceitos das disciplinas de Ciências e Física. Este trabalho relata uma experiência de ensino de Física através do lúdico em que, a partir da construção e lançamento de um foguete de garrafa PET, estudou-se o movimento oblíquo e os conceitos de Cinemática. Comparando-se as respostas das atividades avaliativas anteriores e posteriores à oficina de foguete, percebeu-se que houve uma maior apropriação dos conceitos científicos. A oficina mostrou-se eficiente para despertar o interesse dos estudantes para o aprendizado de física, e a atividade final mostrou-se também eficaz para ajudar na construção conjunta do conhecimento, pela troca de ideias, discussão e interação entre os alunos e destes com o professor.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Blanco, Daniel Rodrigues
dc.contributor.referee1Blanco, Daniel Rodrigues
dc.contributor.referee2Pletsch, Adelmo Lowe
dc.contributor.referee3Souza, Josiane Araujo de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
oficinafoguetegarrafapet.pdf893,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.