Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22084
Título: Estudo qualitativo da concepção docente de uma escola municipal de Rio Claro-SP quanto a utilização de experimentos na disciplina de Ciências na primeira etapa do Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): Qualitative study of the teaching conception of a municipal school of Rio Claro-SP regarding the use of experiments in the discipline of Sciences in the first stage of Elementary School
Autor(es): Silva, Luciana Bianco da
Orientador(es): Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça
Palavras-chave: Professores
Estudantes
Aprendizagem experimental
Teachers
Students
Experiential learning
Data do documento: 25-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Luciana Bianco da. Estudo qualitativo da concepção docente de uma escola municipal de Rio Claro-SP quanto a utilização de experimentos na disciplina de Ciências na primeira etapa do Ensino Fundamental. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal investigar se os professores da primeira etapa do Ensino Fundamental utilizam os experimentos em sala de aula. Busca-se nesta investigação examinar se o professor utiliza os experimentos para desenvolver conhecimentos dos alunos ou para consolidação de conceitos da disciplina de Ciências já estudados durante as aulas. Pretende-se verificar a importância de experimentos para ensinar Ciências nessa etapa de ensino, visto que faz-se necessária a contextualização do conteúdo para uma melhor compreensão da teoria apresentada pelo professor. As atividades práticas durante as aulas faz com que o aluno interaja com o objeto de conhecimento e observe o quão a Ciência faz parte de sua rotina diária. A prática experimental tem um papel mais amplo do que se imagina, pois desenvolve nos alunos maior interesse e motivação, além de despertar habilidades e competências que serão melhores aproveitadas na construção e desenvolvimento pleno do ser humano.
Abstract: The present study had as main objective to investigate if the teachers of the first stage of the Elementary School use the experiments in the classroom. The aim of this research is to examine whether the teacher uses the experiments to develop students' knowledge or to consolidate concepts of the discipline of science already studied during the lessons. It is intended to verify the importance of experiments to teach science in this stage of teaching, since it is necessary to contextualize the content for a better understanding of the theory presented by the teacher. The practical activities during the classes cause the student to interact with the object of knowledge and observe how science is part of their daily routine. Experimental practice has a wider role than one imagines, since it develops in students a greater interest and motivation, as well as awakening skills and competences that will be better used in the construction and full development of the human being.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22084
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estudodocenterioclaro.pdf1,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.