Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22083
Título: Estudo de caso com professores de ciências sobre a possibilidade de realização de atividades experimentação propostas em livros didáticos
Título(s) alternativo(s): Case study with science teachers on the possibility of realization of proposed experimental activities in textbooks
Autor(es): Santos, Lucienne Scafuro dos
Orientador(es): Scherpinski, Neusa Idick
Palavras-chave: Água - Experiências
Professores
Atividades criativas na sala de aula
Water Experiments
Teachers
Creative activities and seat work
Data do documento: 1-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SANTOS, Lucienne Scafuro dos. Estudo de caso com professores de ciências sobre a possibilidade de realização de atividades de experimentação propostas em livros didáticos. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como temática atividades de experimentação propostas em livros didáticos. Tal temática se mostrou relevante devido ao livro didático ser utilizado em sala de aula e por tal razão ser um material de apoio ao professor no ensino de Ciências. Com base em uma pesquisa realizada por meio de entrevista com um professor de Ciências em uma escola municipal de ensino fundamental na cidade de São Paulo, foi possível selecionar em um livro didático três atividades de experimentação sobre o conteúdo propriedades da água para a realização de um estudo de caso com a participação de oito professores de Ciências da Natureza que atuam nas disciplinas de Ciências, Física, Química e Biologia. Aos professores foi aplicado um questionário semiestruturado com questões sobre experimentação no ensino de Ciências, bem como apresentadas as três atividades de experimentação propostas no livro didático para que indicassem se as utilizariam em suas práticas docentes. Apesar de a maioria dos professores de Ciências da Natureza que responderam ao questionário deste trabalho terem mencionado que utilizam principalmente a internet como fonte de pesquisa de atividades de experimentação, todos afirmaram que utilizariam em sala de aula pelo menos uma das três atividades propostas no livro didático, algumas delas com sugestões de adaptações sobre a forma de apresentação e levantamento de hipóteses. As três atividades também foram reproduzidas conforme roteiro do livro didático com intuito de verificar adequação de tempo e de materiais para sua realização. Testar as atividades com base nos roteiros se mostrou de grande importância, pois possibilitou estimar o tempo de execução e avaliar os materiais e procedimentos a serem utilizados em sala de aula em uma possível realização da atividade de experimentação.
Abstract: This work had the theme of experimental activities proposed in textbooks. The theme was relevant because the textbook was used in the classroom and so it is a material to support the teacher in science teaching. Based on a survey conducted through interviews with a science teacher in a municipal elementary school in São Paulo, it was possible to select in a textbook three activities of experimentation on the content properties of water to carry out a case study with the participation of eight teachers of natural sciences who work in the disciplines of Sciences, Physics, Chemistry and Biology. A semi-structured questionnaire was applied to the teachers with questions about experimentation in science teaching, as well as presented the three experimental activities proposed in the textbook to indicate if they would use them in their teaching practices. Although most of the natural science teachers who answered the questionnaire mentioned that they mainly use the internet as a research source for experimentation activities, all stated that they would use in the classroom at least one of the three activities proposed in the textbook, some of them with suggestions for adaptations on how to present and collect hypotheses. The three activities were also reproduced according to the textbook script in order to verify the adequacy of time and materials for its accomplishment. Testing the activities based on the scripts was shown to be of great importance, because it made it possible to estimate the execution time and to evaluate the materials and procedures to be used in the materials to be used in the classroom in a possible realization of the experimentation activity.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22083
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estudoprofessorescienciasatividades.pdf3,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.