Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22072
Título: Análise da concepção discente sobre a experimentação no ensino de ciências no ensino fundamental do Município de Mogi Guaçu-SP
Título(s) alternativo(s): Analysis on the student conception about experimentation on the teaching of science in elementary schools in the city of Mogi Guaçu-SP
Autor(es): Occhiucci, Patrícia de Campos
Orientador(es): Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça
Palavras-chave: Ciência - Experiências
Estudantes
Química - Experiências
Science - Experiments
Students
Chemistry - Experiments
Data do documento: 25-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: OCCHIUCCI, Patrícia de Campos. Análise da concepção discente sobre a experimentação no ensino de ciências no ensino fundamental do Município de Mogi Guaçu-SP 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Esta pesquisa aborda a opinião de estudantes do ensino fundamental matriculados em quatro escolas na cidade de Mogi-Guaçu/SP acerca da realização de práticas experimentais no recinto escolar. Também foram selecionados trechos de diversos autores que publicaram artigos a respeito dessa temática, ressaltando a relevância e mesmo as falhas nessa estratégia didática, bem como outros instrumentos que podem ser inseridos nos planejamentos escolares com o intuito de potencializar a construção do aprendizado. Constata-se que os experimentos são meios para discussão, interação, aprimoramento de conhecimentos, de conceitos científicos, que estimulam a curiosidade e a participação dos discentes de modo geral. Também que a maioria dos estudantes considera as suas participações na execução dos experimentos de extrema valia, instigando a interação, questionamentos e facilitando a compreensão dos conteúdos.
Abstract: This research engages with the opinions of Elementary School students enrolled in four schools in the city of Mogi-Guaçu/SP about the experimental practices performed in school grounds. Texts from various authors that published articles about this issue were also selected, pointing out the relevance and flaws of this teaching strategy, as well as other tools that can be inserted in teaching schedules with the intent of improving the construction of the apprenticeship. Experiments are means for discussion, interaction, to improve knowledges and scientific concepts, that stir curiosity and participation from the students as a whole. Also, the majority of the students consider their participation in the execution of the experiments to be of extreme worth, instigating interactions, questionings and facilitating the contents‟ understanding.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22072
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analisediscenteexperimentacaoensino.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.