Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22072
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOcchiucci, Patrícia de Campos-
dc.date.accessioned2020-11-24T19:42:23Z-
dc.date.available2020-11-24T19:42:23Z-
dc.date.issued2018-08-25-
dc.identifier.citationOCCHIUCCI, Patrícia de Campos. Análise da concepção discente sobre a experimentação no ensino de ciências no ensino fundamental do Município de Mogi Guaçu-SP 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22072-
dc.description.abstractThis research engages with the opinions of Elementary School students enrolled in four schools in the city of Mogi-Guaçu/SP about the experimental practices performed in school grounds. Texts from various authors that published articles about this issue were also selected, pointing out the relevance and flaws of this teaching strategy, as well as other tools that can be inserted in teaching schedules with the intent of improving the construction of the apprenticeship. Experiments are means for discussion, interaction, to improve knowledges and scientific concepts, that stir curiosity and participation from the students as a whole. Also, the majority of the students consider their participation in the execution of the experiments to be of extreme worth, instigating interactions, questionings and facilitating the contents‟ understanding.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiência - Experiênciaspt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectQuímica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectScience - Experimentspt_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.subjectChemistry - Experimentspt_BR
dc.titleAnálise da concepção discente sobre a experimentação no ensino de ciências no ensino fundamental do Município de Mogi Guaçu-SPpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis on the student conception about experimentation on the teaching of science in elementary schools in the city of Mogi Guaçu-SPpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda a opinião de estudantes do ensino fundamental matriculados em quatro escolas na cidade de Mogi-Guaçu/SP acerca da realização de práticas experimentais no recinto escolar. Também foram selecionados trechos de diversos autores que publicaram artigos a respeito dessa temática, ressaltando a relevância e mesmo as falhas nessa estratégia didática, bem como outros instrumentos que podem ser inseridos nos planejamentos escolares com o intuito de potencializar a construção do aprendizado. Constata-se que os experimentos são meios para discussão, interação, aprimoramento de conhecimentos, de conceitos científicos, que estimulam a curiosidade e a participação dos discentes de modo geral. Também que a maioria dos estudantes considera as suas participações na execução dos experimentos de extrema valia, instigando a interação, questionamentos e facilitando a compreensão dos conteúdos.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee1Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee2Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee3Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analisediscenteexperimentacaoensino.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.