Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22067
Título: A ética na escola
Título(s) alternativo(s): Ethics in school
Autor(es): Borges, Marco Antônio
Orientador(es): Mendonca, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de
Palavras-chave: Educação
Tolerância
Respeito
Education
Toleration
Respect
Data do documento: 1-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BORGES, Marco Antônio. A Ética na Escola. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como temática, “A Ética na Escola” e tem como objetivo, entender ou investigar como a ética influencia na relação dos educandos com a escola e a comunidade escolar, e se influencia na formação e na conclusão dos seus estudos, na ótica dos educandos. Foi aplicado um questionário semi estruturado com esta temática. Observou-se que 48%, responderam que tiveram a abordagem sobre ética na escola, e quando indagados se vissem um idoso em pé no ônibus, o que fariam, é importante ressaltar que 82% dos alunos alegaram que cederiam o seu lugar, isso mostra que quando o assunto é amplamente discutido e trazido para a realidade do aluno, os resultados são satisfatórios, e que o resultado das demais questões, põem a prova, uma pergunta que tem que ser direcionada para a escola e a sociedade em geral: será que a escola está cumprindo o seu papel? Conclui-se que os Gestores, Coordenadores e Professores, precisam traçar estratégias pedagógicas que aproveitem a cultura dos educandos, para que temas tão pertinentes à sociedade sejam internalizados, para que a aprendizagem aconteça, e que a escola passa formar melhores alunos e consequentemente melhores cidadãos.
Abstract: This work has as its theme, "Ethics in School" and aims to understand or investigate how ethics, influences the relationship of learners with school and the school community, and whether it influences the formation and completion of their studies, This is all from the point of view of the students. A semi- structured questionnaire was applied with this theme. It is interesting to note that when asked if the students had already had an ethics class, forty-eight percent (48%) answered yes, and when asked, if the students see an elderly person standing on the bus, and what they would do, it is important to point out that 82% claimed that they would give up their place, this shows that when the subject is widely discussed and brought to the reality of the students, the results are satisfactory, and the result of the other questions, puts the proof a question that has to be directed to the school and society in general: is the school fulfilling its role? It is concluded that the Managers, Coordinators and Teachers need to devise pedagogical strategies that take advantage of the culture of the students, so that topics so pertinent to society are internalized so that learning happens, and that the school strives to form better students and consequently better citizens.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22067
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aeticanaescola.pdf555,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.