Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22044
Título: A importância da afetividade na educação
Título(s) alternativo(s): The importance of affectivity in education
Autor(es): Santos, Cláudia Teles dos
Orientador(es): Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça
Palavras-chave: Estudantes
Afeto (Psicologia)
Professores
Students
Affect (Psychology)
Teachers
Data do documento: 27-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SANTOS, Cláudia Teles dos. A importância da afetividade na educação. 2015. 35 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Este trabalho buscou expor e colocar em discussão, questões relacionadas à relação entre professor e aluno, baseando-se na perspectiva histórico-cultural apresentada por Vygotsky, em relação com outros autores que abordam o tema da afetividade e defendem a importância da interação social na formação do sujeito e na aquisição de conhecimento. Apesar do tema da afetividade ter aparecido em diversas pesquisas nos últimos anos e de se atentar para sua importância, inclusive, nos referenciais curriculares nacionais, muitas vezes, na prática, professores ainda têm dificuldade em pautar sua relação com os alunos de forma afetiva, entravando frequentemente um embate, do qual saem na maioria das vezes extremamente desgastados. A interação professor-aluno só é positiva quando a necessidade de ambos é atendida, quando há uma cumplicidade, quando os interlocutores são parceiros de um jogo; o jogo da linguagem, do diálogo, que é algo fundamental e também esclarecer o que significa a interação entre professor e aluno e mostrar a importância da afetividade no relacionamento entre o professor e aluno. Esse estudo procurou valer-se do referencial teórico referente ao tema para analisar situações reais vivenciadas em sala de aula, observando como se dá a questão da afetividade e do vínculo entre professor e aluno em cada uma delas e que consequências podem gerar.
Abstract: This research project sought to expose and put into discussion issues related to the relationship between teacher and student, based on the historical-cultural perspective presented by Vygotsky, compared with other authors on the topic of affectivity and defend the importance of social interaction the formation of the subject and the acquisition of knowledge. Despite the theme of affectivity have appeared in various studies in recent years and to pay attention to its importance even in national curriculum frameworks often in practice, teachers still find it difficult to base their relationship with students affectively, hampering often a clash, which run most often extremely worn. The teacher-student interaction is only positive when the need for both is met when there is a complicity, when the parties are partners in a game; the play of language, dialogue, which is fundamental and also clarify what it means interaction between teacher and student and show the importance of affection in the relationship between teacher and student. This study will seek to draw on the theoretical framework concerning the issue to analyze real situations experienced in the classroom, watching how is the question of affectivity and the relationship between teacher and student in each of them and what consequences can generate.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22044
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_I_2014_24.pdf501 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.