Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21938
Título: | Obesidade infantil dificuldades dos docentes no ensino de educação nutricional |
Autor(es): | Silveira, Déborah Martins da Costa |
Orientador(es): | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de |
Palavras-chave: | Crianças - Nutrição Distúrbios alimentares Educação - Estudo e ensino Children - Nutrition Eating disorders Education - Study and teaching |
Data do documento: | 2-Mar-2013 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | SILVEIRA, Deborah Martins da Costa. Obesidade infantil dificuldades dos docentes no ensino de educação nutricional. 2011. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Foz do Iguaçu, 2011. |
Resumo: | Este estudo objetivou investigar quais as dificuldades enfrentadas pelos docentes, no que tange o ensino de educação nutricional. Aplicou-se pesquisa básica com abordagem qualitativa, de origem descritiva, onde se realizou um levantamento de dados através da aplicação de questionário estruturado. Observou-se que 100% relatou ter muitas dificuldades para trabalhar com Educação Nutricional na escola, porém reconhecem a importância deste tipo de ensino, sendo o lúdico a forma mais didática e simples de efetiva aprendizagem e 60% afirmou que seus alunos não possuem uma alimentação saudável, baseados nos tipos de alimentos que trazem de casa. Concluiu-se que diante das dificuldades existentes nas escolas para o ensino de Educação Nutricional, os professores se tornam alheios e desmotivados para determinar este tipo de ensino. Várias são as dificuldades enfrentadas e a mais difícil delas é a falta de recapacitação, pois se existisse os docentes teriam a oportunidade de ter maior contato com a importância desta temática para seus alunos. |
Abstract: | This study aimed to investigate the difficulties faced by the teachers regarding the teaching of nutrition education. A basic research was applied with a qualitative descriptive of origin, through the use of a structured questionnaire. It was observed that 100% reported having many difficulties to work with nutrition education in school, but recognize the importance of this type of education, as the most playful and simple teaching for effective learning, and 60% said that their students do not have an healthy diet, based on the sort of food brought from home. It was observed that through the difficulties in schools to teach nutrition education, teachers become demotivated to determine this type of education. There are many difficulties and great difficulty is the lack of retraining, as if it existed, teachers would have the opportunity to have greater contact with the importance of this subject to their students. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21938 |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_ENSCIE_III_2012_15.pdf | 555,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.