Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21891
Título: Um novo olhar sobre o ensino de ciências nas escolas da rede municipal de ensino de Tarumã - SP - implantação de laboratórios para o ensino fundamental I
Autor(es): Aranha, Simone Gasque
Orientador(es): Samento, Cleonice Mendes Pereira
Palavras-chave: Ensino - Metodologia
Ensino - Meios auxiliares
Laboratórios
Ciência - Estudo e ensino (Elementar)
Teaching - Methodology
Teaching - Aids and devices
Laboratories
Science - Study and teaching (Elementary)
Data do documento: 13-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ARANHA, Simone Gasque. Um novo olhar sobre o ensino de ciências nas escolas da rede municipal de ensino de Tarumã - SP - implantação de laboratórios para o ensino fundamental I. 2014. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática a pesquisa sobre a utilidade e a necessidade de implantação um laboratório básico de ciências em uma escola que atende alunos dos anos iniciais Ensino Fundamental, ou seja, do primeiro ao quinto ano. Foi realizado um levantamento sobre as questões relacionadas à aprendizagem da criança e as vantagens de se trabalhar de forma prática e contextualizada em ambiente apropriado. Através de uma pesquisa com os professores foi observado seu comportamento em relação ao uso do laboratório os conhecimentos que dispõem para tal. O que ficou evidente é que um recurso como este deve ser bem planejado e os docentes precisam ser preparados pedagógica e tecnicamente para utilizá-lo de forma produtiva.
Abstract: This work was thematic the research about usefulness and the need to implement a basic science lab at a school that serves students from early elementary school years, in the other words, from the first to the fifth year school. It was realized a raising about issues related to children's learning and the advantages of working in a practical and properly environment. Through a survey with teachers it was observed their behavior related about the use of the lab that and the knowledge to do that. What became clear is that a resource like that must be well planned and teachers need to be prepared pedagogical and technical to use it productively.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21891
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_II_2014_80.pdf563,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.