Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21891
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAranha, Simone Gasque
dc.date.accessioned2020-11-24T19:19:52Z-
dc.date.available2020-11-24T19:19:52Z-
dc.date.issued2014-12-13
dc.identifier.citationARANHA, Simone Gasque. Um novo olhar sobre o ensino de ciências nas escolas da rede municipal de ensino de Tarumã - SP - implantação de laboratórios para o ensino fundamental I. 2014. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21891-
dc.description.abstractThis work was thematic the research about usefulness and the need to implement a basic science lab at a school that serves students from early elementary school years, in the other words, from the first to the fifth year school. It was realized a raising about issues related to children's learning and the advantages of working in a practical and properly environment. Through a survey with teachers it was observed their behavior related about the use of the lab that and the knowledge to do that. What became clear is that a resource like that must be well planned and teachers need to be prepared pedagogical and technical to use it productively.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectLaboratóriospt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensino (Elementar)pt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectLaboratoriespt_BR
dc.subjectScience - Study and teaching (Elementary)pt_BR
dc.titleUm novo olhar sobre o ensino de ciências nas escolas da rede municipal de ensino de Tarumã - SP - implantação de laboratórios para o ensino fundamental Ipt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática a pesquisa sobre a utilidade e a necessidade de implantação um laboratório básico de ciências em uma escola que atende alunos dos anos iniciais Ensino Fundamental, ou seja, do primeiro ao quinto ano. Foi realizado um levantamento sobre as questões relacionadas à aprendizagem da criança e as vantagens de se trabalhar de forma prática e contextualizada em ambiente apropriado. Através de uma pesquisa com os professores foi observado seu comportamento em relação ao uso do laboratório os conhecimentos que dispõem para tal. O que ficou evidente é que um recurso como este deve ser bem planejado e os docentes precisam ser preparados pedagógica e tecnicamente para utilizá-lo de forma produtiva.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Samento, Cleonice Mendes Pereira
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_II_2014_80.pdf563,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.