Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21860
Título: Proposta de um modelo para desenvolvimento de jogos digitais didáticos aplicados ao ensino de ciências
Autor(es): Nogueira, Fábio Augusto
Orientador(es): Friedrich, Leidi Cecilia
Palavras-chave: Jogos educativos
Estratégias de aprendizagem
Tecnologia educacional
Educational games
Learning strategies
Educational technology
Data do documento: 29-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: NOGUEIRA, Fábio Augusto. Proposta de um modelo para desenvolvimento de jogos digitais didáticos aplicados ao ensino de ciências. 2014. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática, propor um modelo para estudo de criação de jogos digitais didáticos, analisando as dificuldades e características do docente. Abordando a aplicação de conceitos didáticos para o desenvolvimento dos jogos com enfoque em ciências, focando no modelo de Ciência Tecnologia e Sociedade, e nas correntes construcionistas. O trabalho objetivou fazer uma junção entre o docente e o desenvolvedor de jogos, dando liberdade para o docente na criação dos jogos. Dando enfoque na pedagogia envolvida e a teoria de jogos digitais e nos meios para obtenção de respostas do jogo e avaliação do conteúdo aplicado. No final do trabalho foi feita uma proposta de um formulário para criação de jogos didáticos como ferramenta de auxílio no ensino de ciências.
Abstract: This work had as thematic, propose a model for the study of creating educational digital games, analyzing the difficulties and characteristics of teaching. Addressing the application for the development of educational games focused on science concepts, focusing on Science, Technology and Society model, and current constructionist. The work aims to make a junction between the lecturer and the developer of the game, giving freedom for faculty in the creation of games. Involved focusing on pedagogy and theory of digital games and media to obtain answers and game content evaluation applied. At the end of the paper gives a proposal of a form for creating educational games as aid tool in science education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21860
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_2014_2_28.pdf663,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.