Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21853
Título: O lúdico e sua contribuição para o processo de ensino aprendizagem no ensino de ciências
Autor(es): Jesus, Lucimar Aparecida Costa de
Orientador(es): Viera, Graciela Leila Heep
Palavras-chave: Jogos educativos
Ensino - Meios auxiliares
Aprendizagem por atividades
Ciência - Metodologia
Educational games
Teaching - Aids and devices
Active learning
Science - Methodology
Data do documento: 6-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: JESUS, Lucimar Aparecida Costa de. O lúdico e sua contribuição para o processo de ensino aprendizagem no ensino de ciências. 2014. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Na atualidade as atividades lúdicas podem ser utilizadas como um instrumento importante para à construção de novos conhecimentos, proporcionando o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, sendo o educando capaz de estabelecer relações complexas entre os elementos da realidade que se apresenta possibilitando autonomia e socialização. Neste contexto as atividades lúdicas desenvolvidas em sala de aula objetivam buscar facilitar a apropriação de novos saberes que são de grande importância para a aprendizagem e desenvolvimentos dos alunos. Este trabalho foi desenvolvido através da aplicação de atividades lúdicas em sala de aula como estratégia de ensino. Os resultados obtidos demonstraram que tais atividades despertam a criatividade, integração e socialização, mudando a imagem monótona do ato de aprender fazendo com que os alunos passem a demonstrar interesse, pois conseguem compreender os conteúdos abordados através das atividades lúdicas. Com isso, foi possível entender que as atividades lúdicas em sala auxiliam o educando no processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: Nowadays recreational activities can be used as an instrument important tool for the construction of new knowledge, providing the cognitive, affective and social development, and the learner able to establish complex relationships between elements of reality that presents itself enabling autonomy and socialization. In this context the recreational activities in the classroom aim to seek to facilitate the acquisition of new knowledge that is of great importance for the learning and development of students. This work was developed through the application of recreational activities in the classroom as a teaching strategy. The results showed that such activities awaken creativity; integration and socialization, changing the image of monotonous act of learning by having students start to show interest, because they can understand the content covered through play activities. Thus, it was possible to understand that the recreational activities in the classroom help the student in the teaching and learning process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21853
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_2014_2_49.pdf517,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.