Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21853
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Lucimar Aparecida Costa de
dc.date.accessioned2020-11-24T19:16:44Z-
dc.date.available2020-11-24T19:16:44Z-
dc.date.issued2014-12-06
dc.identifier.citationJESUS, Lucimar Aparecida Costa de. O lúdico e sua contribuição para o processo de ensino aprendizagem no ensino de ciências. 2014. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21853-
dc.description.abstractNowadays recreational activities can be used as an instrument important tool for the construction of new knowledge, providing the cognitive, affective and social development, and the learner able to establish complex relationships between elements of reality that presents itself enabling autonomy and socialization. In this context the recreational activities in the classroom aim to seek to facilitate the acquisition of new knowledge that is of great importance for the learning and development of students. This work was developed through the application of recreational activities in the classroom as a teaching strategy. The results showed that such activities awaken creativity; integration and socialization, changing the image of monotonous act of learning by having students start to show interest, because they can understand the content covered through play activities. Thus, it was possible to understand that the recreational activities in the classroom help the student in the teaching and learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectAprendizagem por atividadespt_BR
dc.subjectCiência - Metodologiapt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectScience - Methodologypt_BR
dc.titleO lúdico e sua contribuição para o processo de ensino aprendizagem no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoNa atualidade as atividades lúdicas podem ser utilizadas como um instrumento importante para à construção de novos conhecimentos, proporcionando o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, sendo o educando capaz de estabelecer relações complexas entre os elementos da realidade que se apresenta possibilitando autonomia e socialização. Neste contexto as atividades lúdicas desenvolvidas em sala de aula objetivam buscar facilitar a apropriação de novos saberes que são de grande importância para a aprendizagem e desenvolvimentos dos alunos. Este trabalho foi desenvolvido através da aplicação de atividades lúdicas em sala de aula como estratégia de ensino. Os resultados obtidos demonstraram que tais atividades despertam a criatividade, integração e socialização, mudando a imagem monótona do ato de aprender fazendo com que os alunos passem a demonstrar interesse, pois conseguem compreender os conteúdos abordados através das atividades lúdicas. Com isso, foi possível entender que as atividades lúdicas em sala auxiliam o educando no processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Viera, Graciela Leila Heep
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_2014_2_49.pdf517,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.