Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21192
Título: | A avaliação no processo ensino aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental |
Autor(es): | Batista, Claudia Marcandes de Lima |
Orientador(es): | Ribeiro, Janete Santa Maria |
Palavras-chave: | Estilo cognitivo Conhecimento e aprendizagem Avaliação de Potencial de Aprendizagem Cognitive styles Knowledge and learning Learning Potential Assessment Device |
Data do documento: | 23-Out-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | BATISTA, Claudia Marcandes de Lima. A avaliação no processo ensino aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira 2015. |
Resumo: | O presente artigo traz como tema “a avaliação no processo ensino aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental” visando compreender o processo de avaliação, pois neste contexto existe mais do que apenas conteúdo dessa forma, deve- se levar em consideração as habilidades desenvolvidas durante o desenvolver do ensino fazendo com que a criança sinta prazer em estudar e realizar suas atividades. A avaliação possui elementos que dependem de uma apurada observação e intervenção do professor, pois avaliar é levar em conta um processo maior do que o resultado de uma prova ou de uma atividade escolar, Portanto, durante esse percurso, muitas vezes entra em jogo o próprio trabalho desenvolvido pelo educador, exigindo-se uma sensibilidade, que destaque sua autocritica e seu discernimento enquanto educador. A opção por este tema deu- se diante da importância e seu discernimento enquanto avaliar corretamente os alunos na educação infantil e nas séries iniciais nos dias de hoje e para questionarmos o verdadeiro significado da avaliação, mostrando que a mesma deve ser um processo para auxiliar no desenvolvimento cognitivo do aluno e não apenas o classifica. Assim, tem-se por objetivo geral, analisar se as avaliações estão sendo desenvolvidas pelos professores, como um processo de construção de conhecimento das séries iniciais do ensino fundamental. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21192 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_II_2014_27.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.