Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21181
Título: Dificuldades do ensino da álgebra no ensino fundamental: algumas considerações
Autor(es): Pereira, Celia Alves
Orientador(es): Sandmann, André
Palavras-chave: Linguagem e educação
Raciocínio em crianças
Matemática
Language and education
Reasoning in children
Mathematics
Data do documento: 4-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: PEREIRA, Celia Alves. Dificuldades do ensino da álgebra no ensino fundamental: algumas considerações. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Neste artigo apresentaremos referenciais teóricos que possibilitam uma reflexão acerca das dificuldades existentes no ensino aprendizagem da Álgebra. Desta forma o presente trabalho é constituído de quais são as causas para o insucesso da apropriação dos conteúdos tendo como principal o fato de alunos e professores estarem presos ao formalismo simbólico onde a linguagem algébrica trabalhada de forma mecânica e desvinculada acaba por se sobrepor a construção do pensamento algébrico, tão necessário e constituição de um raciocínio dinâmico que deve ser parte da formação de nossos alunos em cada etapa do ensino. Deste modo os autores apresentam encaminhamentos necessários para um ensino significativo , que deve ser iniciado de forma motivadora envolvendo os alunos no processo, deixando claro de que o ensino da álgebra, com suas especificidades, pode ter início desde os primeiros anos da escolarização, possibilitando ao longo do tempo o desenvolvimento das capacidades ofertadas pela constituição de pensamento Algébrico.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21181
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_25.pdf852,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.