Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21080
Título: Educação e saúde: relatos de experiências de alunos de um curso técnico em enfermagem no uso didático de oficinas
Autor(es): Roman, Karla Dayanna de Almeida Lorensetti
Orientador(es): Sandmann, André
Palavras-chave: Estudantes - Saúde e higiene
Enfermagem escolar
Conhecimento e aprendizagem
Students - Health and hygiene
School nursing
Knowledge and learning
Data do documento: 25-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ROMAN, Karla Dayanna de Almeida Lorensetti. Educação e saúde: relatos de experiências de alunos de um curso técnico em enfermagem no uso didático de oficinas. 2014. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática avaliar as experiências adquiridas pelos alunos de um curso técnico em enfermagem, na utilização de oficinas como método didático, para apresentar diversos assuntos relacionados à saúde em ambientes escolares. O trabalho foi realizado no município de Marechal Candido Rondon, região oeste do Paraná, contemplando uma escola municipal e um CMEI para a aplicação das oficinas. As oficinas foram desenvolvidas durante os meses de abril a junho de 2014. Tratou-se de um estudo exploratório de abordagem quantitativa, que após a realização das oficinas, foi aplicado aos alunos do curso técnico, um questionário onde se buscou identificar, as experiências significativas, vivenciada durante a didática solicitada. Obteve-se como resultado final um processo de ensino-aprendizagem diferenciado com saldo positivo na avaliação dos discentes no uso das oficinas como forma de apresentação dos conteúdos programados.
Abstract: This work had as its topic the evaluation of the experiences acquired by the students who attended a Nursing Technician course when using workshops as teaching methods to present several subjects related to health in school environments. The work was carried out in the city of Marechal Cândido Rondon, in the western part of Paraná, considering a municipal school and a nursery school to the application of the workshops. The workshops were developed between April and June 2014. It was an exploratory study with a quantitative approach and, after the workshops fulfillment, the students of the Nursing Technician course had to answer a questionnaire through which it was intended to identify the meaningful experiences that were faced during the application of the mentioned teaching methods. The final result was a distinguished teaching-learning process with a positive balance in the evaluation of the students when using the workshops as a different way to present the planned contents.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21080
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_69.pdf888,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.