Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21055
Título: Contos de fadas tradicionais e contemporâneos: uma forma de aprendizagem da leitura e da produção textual
Autor(es): Morais, Ivone Torres de
Orientador(es): Santos, Nelson dos
Palavras-chave: Estratégias de aprendizagem
Interesses na leitura
Rendimento escolar
Learning strategies
Reading interests
Academic achievement
Data do documento: 18-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MORAIS, Ivone Torres de. Contos de fadas tradicionais e contemporâneos: uma forma de aprendizagem da leitura e da produção textual. 2014. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática contos de fadas com o propósito de explorar leitura, interpretação e produção de textos com este gênero textual nas formas tradicionais e contemporâneos, e seguiu o procedimento metodológico em Sequência Didática. O exercício da leitura desses textos objetivou desenvolver o gosto pela leitura de obras literárias em alunos que, de uma forma ou de outra, ainda não adquiriram o hábito de ler. A contribuição dos contos de fadas tradicionais e contemporâneos, colocados em situação de confronto temporal, pôde auxiliar esses alunos a compreenderem a complexa relação existente entre realidade e fantasia na organização textual, mas que pode ser tomada como parâmetro para análise e reflexão de posicionamentos humanos. Assim, a leitura analítica desses contos possibilitou conduzir os educandos a um processo de reflexão, e posterior produção de textos da mesma natureza, considerando a diversidade, os dilemas internos e a superação das dificuldades que envolveram esses textos. Ainda, no decorrer do desenvolvimento da pesquisa, as atividades envolvidas proporcionaram aos alunos a capacidade para compreender, refletir, interpretar, realizar atividades utilizando exercícios gramaticais de forma contextualizada, argumentar e produzir textos com conhecimento de mundo e contextualização.
Abstract: This work had as thematic fairy tales in order to explore reading interpretation and production of texts in the genre traditional fairy tales and contemporary, and followed the methodological procedure in Teaching Sequence. The exercise of reading these texts aimed to develop a taste for reading literary works in which students in one way or another, have not yet acquired the habit of reading. The contribution of traditional fairy tales and contemporary, put at showdown time, could help these students understand the complex relationship between reality and fantasy in the textual organization, but it can be taken as a parameter for analysis and reflection of human placements. Thus, analytical reading these tales allowed the students to lead a process of reflection and subsequent production of texts of the same kind, considering the diversity, internal dilemmas and overcome the difficulties surrounding these texts. Still, during the development of the research, provided the activities involved in students the ability to understand, reflect, interpret, perform activities using grammar exercises in context to argue and produce texts with world knowledge and context of each student.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21055
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_59.pdf576,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.