Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21055
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorais, Ivone Torres de
dc.date.accessioned2020-11-24T15:00:01Z-
dc.date.available2020-11-24T15:00:01Z-
dc.date.issued2014-10-18
dc.identifier.citationMORAIS, Ivone Torres de. Contos de fadas tradicionais e contemporâneos: uma forma de aprendizagem da leitura e da produção textual. 2014. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21055-
dc.description.abstractThis work had as thematic fairy tales in order to explore reading interpretation and production of texts in the genre traditional fairy tales and contemporary, and followed the methodological procedure in Teaching Sequence. The exercise of reading these texts aimed to develop a taste for reading literary works in which students in one way or another, have not yet acquired the habit of reading. The contribution of traditional fairy tales and contemporary, put at showdown time, could help these students understand the complex relationship between reality and fantasy in the textual organization, but it can be taken as a parameter for analysis and reflection of human placements. Thus, analytical reading these tales allowed the students to lead a process of reflection and subsequent production of texts of the same kind, considering the diversity, internal dilemmas and overcome the difficulties surrounding these texts. Still, during the development of the research, provided the activities involved in students the ability to understand, reflect, interpret, perform activities using grammar exercises in context to argue and produce texts with world knowledge and context of each student.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectInteresses na leiturapt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectReading interestspt_BR
dc.subjectAcademic achievementpt_BR
dc.titleContos de fadas tradicionais e contemporâneos: uma forma de aprendizagem da leitura e da produção textualpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática contos de fadas com o propósito de explorar leitura, interpretação e produção de textos com este gênero textual nas formas tradicionais e contemporâneos, e seguiu o procedimento metodológico em Sequência Didática. O exercício da leitura desses textos objetivou desenvolver o gosto pela leitura de obras literárias em alunos que, de uma forma ou de outra, ainda não adquiriram o hábito de ler. A contribuição dos contos de fadas tradicionais e contemporâneos, colocados em situação de confronto temporal, pôde auxiliar esses alunos a compreenderem a complexa relação existente entre realidade e fantasia na organização textual, mas que pode ser tomada como parâmetro para análise e reflexão de posicionamentos humanos. Assim, a leitura analítica desses contos possibilitou conduzir os educandos a um processo de reflexão, e posterior produção de textos da mesma natureza, considerando a diversidade, os dilemas internos e a superação das dificuldades que envolveram esses textos. Ainda, no decorrer do desenvolvimento da pesquisa, as atividades envolvidas proporcionaram aos alunos a capacidade para compreender, refletir, interpretar, realizar atividades utilizando exercícios gramaticais de forma contextualizada, argumentar e produzir textos com conhecimento de mundo e contextualização.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Nelson dos
dc.contributor.referee1Santos, Nelson dos
dc.contributor.referee2Batista, Floida Moura Rocha Carlesso
dc.contributor.referee3Konopatzki, Evandro André
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_59.pdf576,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.