Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20899
Título: Avaliação: um desafio aos professores das séries finais do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Jucivan Ferreira da
Orientador(es): Obana, João Enzio Gomes
Palavras-chave: Avaliação educacional
Educação - Estudo e ensino
Professores
Education - Evaluation
Education - Study and teaching
Teachers
Data do documento: 3-Abr-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Jucivan Ferreira da. Avaliação: um desafio aos professores das séries finais do ensino fundamental. 2014. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: O presente estudo tem como temática investigar e conhecer os meios e instrumentos de avaliação que permeiam a prática do professor no dia a dia da sala de aula, especificamente no 7º ano do ensino fundamental em um estabelecimento de ensino localizado na região noroeste do Paraná. Trata-se de uma pesquisa de cunho teórico prático, pautado na realização de uma pesquisa bibliográfica que, proporcionou por meio do fundamento teórico a aquisição de subsídios teóricos a respeito da utilização da avaliação formativa no processo de ensino e aprendizagem; bem como, embasado na experimentação prática no cotidiano escolar. Partimos do pressuposto que, a avaliação pode ser realizada de forma contínua, processual e formativa, fazendo uso de variados instrumentos avaliativos, a fim de atingir o proposto no planejamento do professor. O trabalho foi realizado no dia a dia da sala de aula, houve o reconhecimento das turmas e os devidos esclarecimentos e explanações para todos os envolvidos: alunos e professores. Paralelamente pesquisas foram feitas nas bibliotecas da cidade. Após este primeiro contato de apresentação e reconhecimento por parte de todos foi aplicada uma sondagem, através de entrevistas exploradas por meio de indagações e diálogos. O estudo apontou que, a avaliação formativa deve ser priorizada no cotidiano escolar, principalmente nas séries finais do ensino fundamental, pois os alunos não confiam quando o professor fala que tirar nota não é importante, que o importante é a aprendizagem. Observou-se também que muitos professores ainda estão enraizados na sua prática educativa com modelos tradicionais de avaliar, predominando a avaliação somativa. Embora muitos estudos se preocupem com o tema, ainda é latente a busca da identificação e superação das dificuldades no processo de avaliação.
Abstract: The present study has as thematic investigate and know the means and tools that permeate the practice of the teacher in daily classroom, specifically in the 7th year of elementary school in an educational institution located in the northwestern region of Paraná. This is a survey of theoretical- practical, guided in conducting a literature search that provided the theoretical foundation through the acquisition of theoretical support regarding the use of formative assessment in the teaching and learning process and based in practical experimentation in everyday school life. We assume that the evaluation can be performed continuously, procedural and formative way, making use of various evaluation instruments in order to achieve the proposed planning teacher. The work was performed on the day of class; there was the recognition of classes and proper clarifications and explanations for all involved: students and teachers. Parallel searches were made in city libraries. After this first contact introduction and recognition of all a survey was applied through questions explored through interviews and dialogues. The study pointed out that formative assessment should be prioritized in the school routine, especially in the upper grades of elementary school, because students do not trust when the teacher talks to take note is not important, what is important is learning. It was also observed that many teachers are still rooted in their educational practice with traditional models to assess, predominantly summative evaluation. Although many studies have worry about the theme, the search is still latent identifying and overcoming the difficulties in the evaluation process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20899
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_97.pdf233,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.