Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20834
Título: O estudo da transposição didática no curso profissionalizante de administração em um colégio estadual de Umuarama - PR
Autor(es): Biazon, Angela da Silva
Orientador(es): Berghauser, Neron Alípio Cortes
Palavras-chave: Ensino - Meios auxiliares
Ensino - Metodologia
Aprendizagem
Teaching - Aids and devices
Teaching - Methodology
Learning
Data do documento: 13-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BIAZON, Angela da Silva. O estudo da transposição didática no curso profissionalizante de administração em um colégio estadual de Umuarama - PR. 2013. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Este trabalho de pesquisa teve como temática a importância da utilização de diversos métodos e técnicas de ensino para o aprendizado dos alunos, do curso técnico profissionalizante em Administração, Subsequente, ofertado por um colégio estadual, localizado no Noroeste do Paraná. A pesquisa foi aplicada a 57 alunos e 10 professores, no ano de 2013, com o objetivo de levantar quais os métodos e técnicas de ensino apresentam melhores resultados no aprendizado dos alunos, segundo a opinião dos alunos e dos professores. Dentre as disciplinas pesquisadas as que mais se destacaram pelo desempenho dos alunos foram: Marketing, Fundamentos do Trabalho, Estatística Aplicada, Administração de Materiais, Noções de Direito e Elaboração e Análise de Projetos. E dentre os métodos pesquisados os que oferecem os melhores resultados na aprendizagem dos alunos foram: trabalho em grupo, aula expositiva, exemplos reais e o uso de apostilas.
Abstract: This research had as its theme the importance of using various methods and teaching techniques of learning to students of vocational technical course in Administration, Subsequent, offered by a state high school, located in the Northwest of Paraná. The research was administered to 57 students and 10 teachers in 2013, the objective is to survey what methods and teaching techniques show better results in student learning, in the opinion of students and teachers. Among the disciplines surveyed the most outstanding performance in students were: Marketing, Principles of Labor Statistics, Applied Materials Management, Understanding of Law and Development and Project Analysis. And among the surveyed methods that offer the best results in student learning were: group work, lecture, examples and actual use of handouts.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20834
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_11.pdf413,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.