Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20793
Título: Dificuldades encontradas na produção de texto em sala de aula
Autor(es): Souza, Silvia Terezinha de
Orientador(es): Santos, Nelson dos
Palavras-chave: Língua portuguesa - Escrita
Língua portuguesa - Português escrito
Comunicação escrita
Compreensão
Portuguese language - Writing
Portuguese language - Written portuguese
Written communication
Comprehension
Data do documento: 14-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SOUZA, Silvia Terezinha de. Dificuldades encontradas na produção de texto em sala de aula. 2012. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012
Resumo: Este trabalho teve como tema a aquisição da modalidade escrita da língua, especificamente no que se refere à produção textual. O estudo se orientou pelo referencial de autores da Teoria Histórico Cultural, nos estudos sistematizados de Geraldi (1997), Koch(1997) e Travaglia (1997), que ressaltam a importância da coesão e da coerência na escrita de um texto organizado por um aluno que quer dizer algo a alguém.Bakhtin (1997) defende os gêneros do discurso bem como a ideologia contida em cada palavra, e finalmente uma reflexão a respeito da prática profissional do educador frente aos desafios e obstáculos da profissão. Através de pesquisa bibliográfica, foram estudas e resenhadas obras de alguns autores que escrevem sobre estratégias e conceitos na produção textual. Com esse estudo constataram-se algumas lacunas criadas pela maneira estruturalista de ensinar a língua materna.
Abstract: This work aim sat the acquisition of the written language, specifically with regard to textual production. The study is guided by bench mark authors Historical and Cultural Theory in systematic studies of Geraldi (1997), Koch(1997) and Travaglia (1997), which empha size the importance of cohesion and coherence in writing a text organized by a student who wants to say something some one. Bakhtin (1997) defends the genres of discourse and ideology contained in each word, and finally are flection on the professional practice of educators facing the challenges and obstacles of the profession. Through literature search, study and written about well that some authors define strategies and concepts in textual production. With this study we found some gaps created by the teaching of the mother tongue in a structuralist.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20793
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2012_40.pdf155,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.